quinta-feira, 11 de novembro de 2021

MS aguarda resposta do ministério para aplicar dose reforço em pessoas de 50 e 60 anos

 



Crianças entre 5 e 12 anos também podem começar a serem vacinadas
Thais Libni

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, informou ao Correio do Estado que o Ministério da Saúde deve informar a qualquer momento se a terceira dose do imunizante contra a Covid-19 pode começar a ser aplicada em pessoas com 60 e 50 anos. 


Além da ampliação do grupo da dose reforço, o secretário diz aguardar também a decisão de vacinar crianças entre 5 e 12 anos contra o coronavírus. 


"Estamos aguardando o Ministério da Saúde responder nosso pedido para ampliar grupos de vacinação. Vacinação em crianças de 05 a 12 anos e aplicação da dose reforço em pessoas com 60 e 50 anos", informou o secretário.


Questionado sobre a queda do ritmo de vacinação em Mato Grosso do Sul, Resende disse que os municípios estão com 340 mil doses disponíveis e precisam buscar maneiras de incentivar a população a se vacinar. 


"Os municípios estão com 340 mil doses disponíveis, e precisam aplicar, precisamos aumentar nossa vacinação. Não existe riscos desses imunizantes vencerem agora, a data de validade de alguns está marcada para o primeiro bimestre de 2022".


Imunização

Atualmente 78,12% da população de MS receberam a primeira dose e 65,84% estão com o esquema vacinal completo. 


Considerando apenas a população adulta, os índices são de 96,18% (1ª dose ou única) e 94,25% (2ª ou única).


Em Campo Grande, são 655.571 pessoas vacinadas com a primeira dose, 597.134 vacinados com segunda dose e 108.304 vacinados com terceira dose em Campo Grande, segundo dados do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).


Os números abrangem 72,35% da população campo-grandense vacinada e 65,9% imunizada contra Covid-19.


Campo Grande já aplicou 1.361.009 doses desde o início da campanha de imunização contra Covid-19.


Campo Grande

Uso de máscara ao ar livre pode volta a ser obrigatório em Campo Grande, com risco de só voltar a ser liberado novamente com o avanço da vacinação.


O prefeito da Capital, Marcos Trad (PSD), diz que é necessário um maior número de pessoas totalmente imunizadas para flexibilizar o uso da máscara em locais abertos. 


Trad havia flexibilizado o uso do equipamento de proteção individual (EPI) em locais abertos na última quinta-feira (4).


O foco da prefeitura é buscar pessoas que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19. De acordo com Marcos Trad, 61 mil pessoas ainda não tomaram a segunda dose.  


"Um dos elementos técnicos da saúde pública é o não retorno de 61 mil pessoas que não foram tomar a segunda dose da vacina, essas pessoas estão circulando pela cidade, então nós ficamos com medo. Então foi uma informação técnica que era para aguardarmos 5%", disse Marcos Trad em coletiva de imprensa 


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: