quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Ministério não repassa verba e médicos da Santa Casa ficam sem salários em Campo Grande

 


Ainda sem data de pagamento, médicos cogitam paralisação no hospital


O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, ainda não garantiu as verbas repassadas à Santa Casa de Campo Grande e funcionários seguem com o salário atrasado. Na segunda-feira (8), os funcionários já demonstravam preocupação com a falta de pagamento.O Sinmed-MS (Sindicato dos Médicos) emitiu nota alertando para risco de paralisação dos profissionais. 


Ao Jornal Midiamax, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) disse que o repasse federal ainda não foi feito, por tanto, não teria sido destinado à associação beneficente da Capital. A informação é que o atraso do Ministério da Saúde seria com diversos Estados e Municípios do país.


O presidente do Sinmed-MS, Marcelo Santana, afirmou que os atrasos são recorrentes. “Esta é uma situação que sempre se repete e vivemos em constante instabilidade, sem saber se podemos contar com a remuneração dos trabalhos realizados na Santa Casa de Campo Grande”, explica o presidente.


Ele informa ainda que o hospital não tem previsão para realização do pagamento, o que deixa a categoria mais apreensiva. “Não temos nenhum posicionamento referente o dia que será pago, o que torna difícil e desestimulante o esforço de nossos serviços", disse. Santana afirmou que os médicos estão de sobreaviso para greve caso não haja uma previsão de pagamento.


A Santa Casa respondeu em nota que o atraso venda do Fundo Nacional da Saúde e, assim que for depositado os valores, os acertos serão feitos. Sobre os indicativos de paralisação dos médicos, afirma que não recebeu nenhuma informação formal sobre o assunto. Confira a nota na íntegra:


"Informamos que neste mês de novembro houve um atraso pelo Fundo Nacional de Saúde que não repassou os valores devidos aos estados do país, em decorrência do não recebimento desse montante, houve uma demora por parte da Santa Casa de Campo Grande no pagamento dos médicos autônomos e pessoa jurídica até o presente momento. Mas reiteramos que assim que o valor do Fundo Nacional de Saúde for repassado ao hospital, através do Poder Público, será feito o pagamento das categorias".

Nenhum comentário: