terça-feira, 16 de novembro de 2021

Ferramenta digital auxilia agrônomos no controle de doenças

 



Isso se torna cada vez mais importante quando a busca por altas produtividades é o grande desafio da agricultura
Por:  -Leonardo Gottems


Em um mundo cada vez mais digital, os algoritmos desenhados, a partir de dados consolidados, definem parâmetros e resultam no aumento da precisão das informações. De acordo com um estudo realizado por Renato Seraphim, CEO Valeouro Biotec, e Ricardo Balardin, CRO da DigiFarmz, sua plataforma de análise preditiva que considera a planta como elemento central do processo produtivo. 



“As culturas são desafiadas por inúmeros fatores do ambiente. A complexidade dos dados obtidos no campo, através de inteligência artificial, possibilitará a precisão necessária para que uma máxima produtividade seja atingida em cada local. Dados sobre adaptação genética, clima, nutrição, hidratação, sanidade radicular e foliar, utilização correta de insumos auxiliados por ferramentas de agricultura de precisão estabelecem os tetos produtivos que podem ser atingidos”, comentam. 


Nesse contexto, a customização do processo ocorre a partir da autocorreção dos algoritmos, que agregam progressiva acuidade aos dados originalmente gerados na pesquisa convencional à realidade de cada local. “Finalmente, o produtor vai ter definido quais tetos produtivos vai poder atingir em sua propriedade”, completa. 


Isso se torna cada vez mais importante quando a busca por altas produtividades é o grande desafio da agricultura. “A produção global de alimentos terá de aumentar em mais de 70% até 2050, atendendo preceitos ambientais, sociais e de governança (ESG), compromissados com a disponibilidade de alimento com qualidade e produzidos sob parâmetros sustentáveis. A reinvenção do processo produtivo já iniciou. Os gargalos na produção de alimentos estão claramente identificados”, contextualizam. 


“O problema é que embora possam ser analisados de forma isolada, são absolutamente integrados e interdependentes. Deriva desta circunstância, uma clara demanda por recomendações inteligentes na agricultura atual. Enquanto o ser humano é muito eficiente na tomada de decisão a partir de volume limitado de informações, computadores são mais eficientes se disporem de grande conjunto de dados”, concluem. 

Nenhum comentário: