domingo, 7 de novembro de 2021

Em Campo Grande, quase 200 motoristas foram flagrados dirigindo bêbados em outubro

 


Infração de trânsito é gravíssima e multa pode chegar a R$ 5,8 mil em caso de reincidência durante um ano


O mês de outubro foi marcado por 199 condutores flagrados dirigindo sob efeito de bebida alcoólica apenas em Campo Grande. Desses, três testaram acima de 0,34 mg de álcool por litro de ar alveolar, por isso foram encaminhados à delegacia em flagrante de crime de trânsito, de acordo com o setor de fiscalização de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS).


Neste período foram aplicados 4.592 testes de alcoolemia durante operações de trânsito na Capital. O relatório final do mês de outubro também revela que 308 veículos foram recolhidos aos pátios credenciados por apresentarem irregularidades e 150 condutores foram autuados por dirigir sem possuir habilitação.


No Brasil, a tolerância de álcool para o condutor que assume a direção de veículo automotor, é zero. A multa é pesada, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser suspensa e o condutor pode acabar preso. O mesmo se aplica para o condutor que optar por recusar o teste de bafômetro quando parado pelo agente da autoridade de trânsito.



Segundo o chefe do Setor de Fiscalização de Trânsito do Detran-MS, Otílio Ruben Ajala Júnior, caso o motorista cometa a mesma infração no período de um ano, a multa será dobrada, chegando a R$ 5.869,40. “Isso sem contar que o condutor tem sua habilitação suspensa por doze meses”, declarou.


FERIADÃO


Em novembro, os números podem ser ainda mais acentuados. Entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, o setor aplicou 853 testes de alcoolemia, sendo que 25 condutores foram autuados pelo mesmo motivo. Destes, um chegou a ser preso porque os níveis de álcool ultrapassaram os limites estipulados por lei.


"É importante entender que quando a gente assume a direção de um veículo, desrespeitando as leis de trânsito, assumimos também a possibilidade de cometer um acidente que pode colocar em risco a própria vida e a de terceiros. A consciência neste momento é crucial e a orientação é que o motorista deixe seu veículo estacionado e chame um motorista de aplicativo ou passe a chave para outra pessoa habilitada e que não tenha ingerido bebida alcoólica”, informou Ajala.


Na Capital, as operações blitz acontecem com o apoio da Agência Municipal de Trânsito (Agetran) e Guarda Civil Metropolitana (GCM). 


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: