segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Controle da fertilização pode combater greening

 



A descoberta vem de pesquisadores da Universidade da Flórida
Por:  -Eliza Maliszewski


Pesquisadores da Universidade da Flórida descobriram uma maneira de controlar os pomares infectados com o greening, controlando o momento de sua fertilização. Eles publicaram recentemente sua pesquisa no Soil Science Society of America Journal. Ao dividir a aplicação de nutrientes em porta-enxertos de frutas cítricas, eles foram capazes de melhorar o crescimento da planta - levando a melhores rendimentos de frutas .



O greening cítrico é espalhado pelo psilídeo cítrico asiático, um minúsculo inseto que se alimenta das folhas e caules das árvores cítricas. Quando um psilídeo cítrico se alimenta de uma árvore infectada, ele pega a bactéria e pode transferí-la para outra árvore durante incursões de alimentação. Embora a fruta ainda esteja boa para comer (ou beber), a árvore murcha e morre.


Alisheikh Atta e seus colegas pesquisaram o momento da aplicação de vários nutrientes, incluindo nitrogênio, cálcio e magnésio. "As concentrações de nutrientes nas folhas, o crescimento das árvores e a produção e qualidade dos frutos estão inter-relacionados em muitos aspectos", diz Atta.


“Descobrimos que a divisão da aplicação de nitrogênio reduziu potencialmente as necessidades das árvores cítricas por esse nutriente”, diz Atta. "Além disso, as aplicações divididas aumentaram a absorção dos outros nutrientes das folhas. Os resultados indicaram que as concentrações de magnésio nas folhas eram deficientes durante a maioria das estações e sugeriram a necessidade de fertilização sustentável para atender a faixa ótima de nutrientes."


A equipe realizou seu estudo de janeiro de 2017 a dezembro de 2019. Eles plantaram dois tipos de porta-enxertos no mesmo tipo de solo e os manejaram da mesma forma. As árvores foram plantadas originalmente em 2006. No início do estudo, um alto grau de infecção por greening dos cítricos estava presente - determinado pela coleta de folhas e testes para bactérias.


Eles realizaram diferentes tipos de gerenciamento de nutrientes durante o período de estudo. Isso incluiu diferentes taxas de aplicação de nitrogênio e aplicação de nutrientes secundários como cálcio e magnésio. O cálcio auxilia as plantas no crescimento das folhas e raízes, bem como na divisão celular e absorção de nutrientes. O magnésio auxilia na fotossíntese e como a planta ativa as enzimas. O nitrogênio é um nutriente essencial, importante para o crescimento das plantas .


O estudo descobriu que as árvores cítricas se saíram bem com a aplicação dividida de nutrientes. As árvores cresceram com mais vigor - com mais folhas e melhores safras de frutas. A disponibilidade de nutrientes essenciais aumenta o crescimento vegetativo. O crescimento vegetativo melhora o rendimento e a qualidade dos frutos. Eles também descobriram que mais frutas podiam ser colhidas quando as árvores eram tratadas com macronutrientes secundários, como cálcio e magnésio.


Pesquisas futuras podem se concentrar na redução da "queda da fruta" com a aplicação dividida de nutrientes essenciais. É a queda prematura de frutos verdes de uma árvore. Isso pode aumentar a produção de frutos sob as árvores cítricas afetadas pelo greening dos citros .

Nenhum comentário: