quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Como funciona cultivo de café em consórcio com pau-brasil

 



A inserção do componente florestal em cultivos agrícolas contribui para a sustentabilidade
Por:  -Eliza Maliszewski

Uma área de cultivo de café em consórcio com pau-brasil está sendo implantada no município de Teixeira de Freitas, na Bahia. A inserção do componente florestal em cultivos agrícolas traz benefícios ao solo e melhores condições microclimáticas, contribuindo para a sustentabilidade ambiental do sistema e para a conservação da biodiversidade. As ações fazem parte do Programa Arboretum, do Serviço Florestal Brasileiro.



Além do cultivo do café, a área implantada na Fazenda Bom Retiro produzirá sementes selecionadas de pau-brasil para desenvolvimento do cultivo da espécie e madeira no final do ciclo. O Programa Arboretum vai ofertar os insumos (mudas, adubação e hidrogel), assistência técnica e monitoramento, enquanto o proprietário confere o apoio com a manutenção da área. 


A parceria com proprietários rurais e comunidades é crescente  no âmbito do Arboretum. O objetivo é fomentar as cadeias econômicas florestais ao lado da conservação e da valorização da biodiversidade florestal. A Fazenda Bom Retiro também tem parceria com o projeto em áreas de restauração, e é considerada referência em sustentabilidade e inovação. 


O Centro de Desenvolvimento Florestal Sustentável Programa Arboretum também está implantando um viveiro florestal de pau-brasil na Bahia. A iniciativa, que conta com  apoio da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e da Prefeitura de Itamaraju, será desenvolvida no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Pau-Brasil. O Arboretum irá oferecer assistência técnica e apoio logístico em comunidades rurais nas ações de produção de sementes florestais e mudas. 


O viveiro do Pau Brasil visa ser referência na produção dessa espécie e irá possibilitar uma alternativa de geração de renda para as famílias do PDS, que é o local da maior população de pau-brasil conhecida, registrada pela Ceplac. Atualmente, o projeto já atua por meio de um Núcleo de Coleta de Sementes No PDS Pau-Brasil. O Centro de Desenvolvimento Florestal Sustentável também já apoia a implantação e manutenção de  agroflorestas. A ideia é conciliar a recomposição florestal com a produção de alimentos, especialmente cacau e banana em áreas de agricultura familiar. 


* informações do Mapa

Nenhum comentário: