quarta-feira, 8 de julho de 2020

Ocupação de leitos UTI-SUS está acima de 50% nas quatro macrorregiões de MS


Por Wender Carbonari


Os quatro municípios responsáveis por atendimentos em saúde de alta complexidade no Estado estão com mais da metade dos leitos de UTI-SUS (Unidade de Terapia Intensiva do Sistema Único de Saúde) sendo ocupados.

Dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde) revelam que Dourados tem até esta quarta-feira (8/7) 56% destes leitos hospitalares estão em uso, sendo 14% por pacientes confirmados com coronavírus (Covid-19), 17% suspeitos aguardando resultado de exame laboratorial, além de 25% de pacientes com outras patologias ou traumas.

A região com maior taxa de ocupação de leitos de UTI-SUS é a de Campo Grande, com 83%. Porém, as informações disponibilizadas em boletim epidemiológico mostram que quase metade destes leitos estão sendo ocupados por pacientes “não-Covid-19”.

Completando a situação dos centros em saúde pública de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas está com 51% dos leitos UTI-SUS ocupados e Corumbá, 70%.  Detalhes podem ser observados na tabela completa abaixo.

Em relação ao contexto de Dourados, os hospitais da cidade chegaram a começar o mês registrando 61% na taxa global de ocupação de leitos no dia 1º de julho. Depois chegou a baixar para 48% três dias depois e nesta quarta-feira (8) voltou a subir, de 51% registrado na terça-feira (7) para os atuais 56%.

Durante transmissão ao vivo nas redes sociais do Governo do Estado, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, apresentou um resumo dos casos hospitalizados confirmados com Covid-19, distribuídos por macrorregião.

Dourados aparece com 14 internados em leitos de UTI de hospitais públicos já diagnosticados com a nova doença, 13 em leitos clínicos públicos, 10 em leitos de UTI de hospitais particulares e 9 em leitos clínicos privados.

Nenhum comentário: