quinta-feira, 30 de julho de 2020

Número de óbitos em julho é três vezes maior que nos primeiros meses de pandemia




As mortes em decorrência da Covid no mês de julho no Estado equivalem a três vezes mais que a soma dos quatro primeiros meses da doença.

Nas últimas 24 horas a Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou mais 15 mortes por Covid, totalizando 357 vidas perdidas. Dos números apresentados nesta quinta, oito são de Campo Grande, três de Corumbá, e Ladário, Dourados, Anastácio e Sidrolândia um óbito cada uma.

O número de casos confirmados também aumentou consideravelmente. Com 876 novos testes positivos o Estado passa a contabilizar 24.187 infectados desde o início da pandemia. As cidades com maior número de confirmações são: Campo Grande (353), Aquidauana (148), Corumbá (56), Sidrolândia (52) e Dourados (42).

Mesmo com a ampliação de leitos de UTI em todas as macrorregiões do Estado, o boletim epidemiológico desta quinta mostra taxa de ocupação de 92% na macrorregião de Campo Grande, 62% na macrorregião de Dourados, 44% na de Três Lagoas e 73% na de Corumbá.

Diante do cenário autoridades e especialistas em saúde tem alertado diariamente a população. Referência nacional, o pesquisador da Fiocruz, Dr. Julio Croda afirmou que o Estado conduzindo bem a pandemia até o momento, mas que de agora em diante é fundamental a participação de todos nesse processo.

“É importante a população entender, e o gestor entender, que a curva de crescimento de novos casos dessa forma acelerada, o poder público não tem capacidade de acompanhar esse crescimento nos leitos. E isso é a nível mundial”, pontuou pedindo que a população use máscara, mantenha o distanciamento, e adote a lavagem frequente de mãos. “É importante que a gente concentre esse mês de agosto para salvar vidas”.

Nenhum comentário: