domingo, 26 de julho de 2020

Saúde ativa 10 novos leitos de UTI para desafogar Regional



Campo Grande tem 96% dos leitos ocupados
Glaucea Vaccari

Secretaria Estadual de Saúde (SES) inaugura, nesta segunda-feira (27), 10 novos leitos de UTI no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), em Campo Grande.

A medida é para desafogar o Hospital Regional, que é a unidade de referência no tratamento da Covid-19, e ampliar a oferta de leitos diante do aumento de casos e internações pela doença na Capital.

Conforme informações divulgadas neste domingo (26) pelo secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, a macrorregião de Campo Grande tem taxa de ocupação de leitos de 96% no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Em leitos públicos da Capital, para tratamento clínico, temos 67 pessoas internadas, sendo 61% de Campo Grande, já na UTI do SUS dos 85 internados, 72 são campo-grandenses”, disse o secretário, em live no Facebook.

Para a ativação destes novos leitos no HU, foram encaminhados, pelo governo e por municípios do interior do Estado, ventiladores pulmonares, monitores e demais equipamentos.

Houve ainda remanejamentos na unidade coronariana, inaugurada já poucos dias, para transformá-la em unidade de Covid-19.

"Fizemos as adaptações necessárias para conseguir ampliar os leitos e colaborar com a rede de assistência de saúde no combate à pandemia. São vários remanejamentos, mas entendemos que é fundamental a existência desses leitos para que possamos salvar vidas", comentou o superintendente do hospital, doutor Cláudio César da Silva.

Ainda segundo Resende, a SES tem buscado a ativação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva na tentativa de que não haja colapso.

“Temos trabalhado de forma intensa para que todos que precisem possam ter o atendimento correto e assim salvar vidas, que é o mais importante”, afirmou o secretário.

Nesta última semana, a SES inaugurou 25 novos leitos, sendo 10 clínicos e cinco de UTI no Hospital do Pênfigo e 10 novos leitos de UTI na Santa Casa.

Nesta semana, a SES inaugurou 15 novos leitos (10 clínicos e cinco de UTI) para pacientes de Covid-19 no Hospital do Pênfigo, em Campo Grande, no dia 20 deste mês; e no dia 21 foram 10 novos leitos de UTI na Santa Casa da Capital

Nenhum comentário: