quinta-feira, 30 de julho de 2020

Vigia que ajudou a forjar sequestro e roubo de aeronave, se entrega à polícia


A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira, dia 29 de julho, o vigia Idevan Silva de Oliveira, de 52 anos, terceiro suspeito de envolvimento no sequestro de uma aeronave que seria utilizada pelo PCC (Primeiro Comando da Capital) no tráfico de drogas. Segundo o site Campo Grande News, o caso ocorreu em junho do ano passado em Paranaíba, cidade localizada na região Leste do Estado.

Na época, Idevan chegou a ficar 11 dias em uma das celas da Derf (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos), mas foi solto. No entanto, ele voltou a ter a sua prisão temporária decretada após a Deco (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado), constatar o seu envolvimento nos crimes, durante o andamento das investigações. Conforme a delegada Ana Cláudia Medina, Idevan se apresentou na delegacia, na tarde de ontem (29) por intermédio de seu advogado.

Piloto

No último dia 17 de julho a delegacia prendeu o piloto Edmur Guimara Bernardes, de 78 anos, que forjou o próprio sequestro e roubo da aeronave PR-NAL, com o apoio do vigia e de um outro suspeito. Edmur também já havia sido preso com o vigia quando o caso veio a tona em julho do ano passado. Durante as investigações ao longo do ano, a Deco chegou até Adevailson Ribeiro, conhecido como ''Zoio'', preso no mês passado.

Membro de facção criminosa atuante na região de Birigui, no interior de São Paulo, ele decolou com Edmur no dia do falso sequestro. ''Zóio'', preso em São Paulo, foi interrogado em Mato Grosso do Sul e, durante depoimento, confirmou a participação do piloto e do vigia na ação. Segundo o criminoso, Edmur organizou toda a ação e também era responsável por coordenar os demais integrantes da quadrilha. Desde então Idevan estava sendo procurado pela Deco, com apoio da Delegacia Regional de Paranaíba.

O caso

O piloto Edmur forjou sequestro e roubo de aeronave no dia 18 de junho do ano passado, em um hangar em Paranaíba. As investigações começaram com a analise das imagens de 11 câmeras de segurança do Aeroporto Municipal de Paranaíba, que flagraram toda a ação dentro do hangar, na manhã do dia 18. O suposto sequestro envolveu seis homens, quadro deles encapuzados, e durou 44 minutos. Edmur foi levado pelo grupo.

Nenhum comentário: