segunda-feira, 27 de julho de 2020

Síndromes respiratórias provocaram 601 internações em uma semana

Por André Bento              Foto: Divulgação


Os casos notificados de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) com pacientes hospitalizados saltaram de 4.468 para 5.069 em Mato Grosso do Sul entre os dias 17 e 24 de julho, conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde.

Isso significa que no intervalo de apenas uma semana houve 601 internações. No entanto, as confirmações para Influenza seguem estáveis, em 80. A doença causou as mortes de oito sul-mato-grossenses desde que 2020 começou.

A crescente de notificações de SRAG hospitalizado pode estar relacionada à subnotificação de casos do novo coronavírus (Covid-19), conforme o “Relatório técnico descritivo: Geocartografia dos Indicadores de Morbidade e de Mortalidade da COVID-19 em Mato Grosso do Sul, da 27ª à 29ª semanas epidemiológicas”, realizado por professores e estudantes de três universidades federais e noticiado na semana passada pelo Dourados News.

“Muitos casos de internações e óbitos registrados como SRAGs não específicas podem ser casos de Covid-19. E isso nos chama a atenção para a subnotificação da doença, a baixa proporção de população testada e pela baixa sensibilidade do teste, aplicado de forma pouco invasiva”, analisa Archanjo da Mota que coordena equipe de pesquisadores da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul ) e da UFOB (Universidade Federal do Oeste da Bahia).

A pesquisa que contou ainda com pesquisadores da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) aponta também para limitações no diagnóstico da situação da Covid-19 e nos cálculos de taxa de letalidade de cada município. Por fim, afirma que novos estudos devem ser feitos para melhor compreensão desta realidade.

Nenhum comentário: