terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Altura da grama que as vacas comem afeta emissões de metano

                                                         Foto:Divulgação
Por:  -Leonardo Gottems

A altura da grama que as vacas consomem pode afetar nas emissões do gás metano, aquele responsável pelo efeito estufa, segundo um estudo organizado pela Universidade Nacional da Colômbia (UNAL). Em sua apresentação, a aluna Alejandra Marín Gómez, do Doutorado em Ciências Agrícolas da sede da UNAL Medellín, mostrou que a altura ideal da grama é de 20 cm.


Nesse cenário, para reduzir a emissão de metano, um gás altamente poluente para o meio ambiente, a pesquisadora analisou cinco alturas de grama, de 10 a 30 cm, a fim de encontrar uma altura ideal com a qual as vacas - principais animais produtores desses gases - alimentam nutritivamente, mas emitem compostos menos prejudiciais. As informações foram divulgadas pela agência de notícias da própria universidade.

Na rodada final do concurso, participaram 17 estudantes, que testaram suas habilidades de comunicação no campo acadêmico, a fim de divulgar de maneira acessível o resultado de sua pesquisa para um público não especializado e diante de um júri qualificado que avaliou a intervenção, por meio do uso de linguagem apropriada, descrição clara dos resultados e conclusões e alguns aspectos comunicativos como entonação, postura, contato visual, entusiasmo e rigor no assunto.

O júri foi composto pela professora Josefina Cano, bióloga da UNAL, médica em Genética Molecular da Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora de câncer na Colômbia, Brasil, Canadá e Suíça e criadora do blog Certain Science; o acadêmico Fanor Mondragón, engenheiro químico da Universidade de Antioquia, doutor em ciências químicas da Universidade de Hokkaido (Japão) e pesquisador na obtenção de biocombustíveis, e o professor Freddy Chaparro, designer gráfico, mestre em teoria e história da arte e diretor da Unidade de Mídia (Unimedios) da UNALv

Nenhum comentário: