quinta-feira, 25 de abril de 2019

Chile usa app para monitorar os preços de frutas e legumes

                                                         Foto:Divulgação
Por:  -Leonardo Gottems 

Uma aplicação criada pelo Ministério da Agricultura do Chile, através da Oficina de Estudos e Políticas Agrárias (ODEPA), permite consultar facilmente os preços de mais de 50 produtos agrícolas que são vendidos nos mercados atacadistas. Batizado de "Quanto?", o aplicativo engloba preços em todo o país.


De acordo com a diretora nacional da ODEPA, María Emilia Undurraga, "o principal objetivo da aplicação é manter os consumidores e agricultores informados sobre o preço de venda de seus produtos nos principais mercados atacadistas, por isso estamos entregando mais e mais informações para aqueles que necessitam para que possam ter melhor decisões”

O ministro da Agricultura, Antonio Walker, destacou a importância de uma melhor transparência nos mercados, para a qual esta nova aplicação ajudará. “Aproveitamos este aplicativo que servirá ao dono da casa, você poderá tê-lo em seu celular, e há todos os produtos para você citar os melhores preços. Isso vai na direção de ter maior transparência nos mercados, porque tanto o agricultor está interessado em saber como seu produto está sendo vendido e também o proprietário da casa pode citar os produtos que ele quer comprar ", disse ele.

Segundo os desenvolvedores, a novidade irá ser um ponto bastante positivo para descobrir o que está sendo produzido, bem como quais são as necessidades da população chilena em relação às frutas e legumes. Sendo assim, eles afirmam que a ideia pode servir de modelo para outros países que queriam interligar a cadeia produtiva.

Nenhum comentário: