Aneta1 News
Uma tecnologia voltada para a observação de estrelas em galáxias distantes poderá ser utilizada pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) para o diagnóstico precoce do câncer.
A Agência Britânica Espacial, a BNSC, destinou 1 milhão de libras para o desenvolvimento de uma máquina portátil de raio X em 3D, que tem como base a mesma tecnologia utilizada para analisar os astros.
“A tecnologia tem um potencial enorme para salvar vidas. Este é um exemplo brilhante de como os pesquisadores podem trabalhar com o NHS para ajudar a salvar vidas com um diagnóstico mais precoce do câncer”, ressaltou o ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock.
Atualmente, máquinas de raios X em duas dimensões são usadas para detectar a doença, mas elas nem sempre conseguem identificar o tumor a tempo, de forma precoce.
Segundo comunicado do governo, a nova tecnologia fará com que médicos possam ter uma visão mais completa das áreas do corpo onde o tumor possa estar se desenvolvendo. Isso contribuirá em tratamentos mais efetivos e diagnósticos mais antecipados.
E como o aparelho não é tão grande e é conectado via satélite, ele permite que a realização de exames seja feita em consultas no médico de preferência do paciente. O objetivo é evitar o deslocamento a hospitais exclusivamente com essa finalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário