quinta-feira, 1 de junho de 2017

Novo áudio complica Sérgio de Paula em esquema de cobrança de propina

Jornal Correio do Estado    Foto:Valdenii Rezende

Em gravação, então chefe da Casa Civil orienta empresário

Novas gravações de áudio e vídeo mostrando José Ricardo Guitti Guimaro, o Polaco, como operador do suposto esquema de cobrança de propina de empresários de frigoríficos em troca de benefícios fiscais e concessão de licenças de operação vieram à público nesta semana.

Depois da delação de um dos proprietários da JBS, Wesley Batista, afirmando  a existência da prática no Estado, outros donos de empresas ligadas ao abate de gado tomaram coragem para denunciar o crime. As gravações levam ao então secretário Sérgio de Paula.

Inconformado com a cobrança de propina mensal para conseguir regularizar a documentação do frigorífico, João Alberto Berger, gravou a conversa com o ex-secretário da Casa Civil, Sérgio de Paula.

No diálogo, o então chefe da pasta orienta ele a falar com ‘Polaco’.  “Põe o Polaco no circuito. Pede ajuda para ele. O Polaco conversa bem com esse povo aí. Vai por mim, eu dou um toque tá. Não tô pedindo pra você fazer isso, to dando um toque pra você. Agora chama o cara pessoalmente, não vai falar por telefone”.

As novas denúncias serão investigadas pela Assembleia Legislativa, Ordem dos Advogados, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS) e Ministério Público Estadual (MPE). Os empresários afirmam ter mais de 6h de gravações em áudio e vídeo que comprovam o esquema. O material foi entregue também para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Nenhum comentário: