segunda-feira, 26 de junho de 2017

Dia 26 de junho, Dia Nacional do Diabetes






No dia 26 de junho se “comemora” o Dia Nacional do Diabetes, em parceria do Ministério da Saúde com a Organização Mundial da Saúde (OMS), devido ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo e o crescente de sua incidência.

O Diabetes tipo 1 (DM1) é um distúrbio caracterizado pela destruição das células produtoras de insulina, através de mecanismos imunológicos (anticorpos produzidos especificamente contra o pâncreas do portador). Quando isso acontece, é preciso aplicar insulina, ou seja, repor o hormônio, para viver e se manter saudável. Nesse caso as pessoas precisam de injeções diárias para regularizar o metabolismo do açúcar.

O Diabetes do tipo 2 (DM2) possui um fator hereditário maior do que no tipo 1. Além disso, há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. A incidência é maior após os 40 anos. Uma de suas peculiaridades é que o problema inicial não está no pâncreas, que continua produzindo insulina, e sim na periferia, onde esse hormônio não consegue realizar a sua função de realizar o transporte da glicose do sangue para o interior das células do corpo. Caracteriza-se assim a “resistência a insulina”.

As altas taxas de glicose acumuladas no sangue, com o passar do tempo, podem afetar os olhos, rins, nervos ou coração, sendo das mais importantes causas de cegueira, insuficiência renal, amputações e doenças cardiovasculares, particularmente infarto e acidente vascular cerebral.

Em décadas recentes, o avanço da medicina e a eficácia de novas drogas foram de grande importância no combate de fatores de risco cardiovasculares. Ainda assim, a prevalência de Obesidade e Diabetes Mellitus é maior a cada nova estatística.

É fato que, no contexto do desenvolvimento econômico mundial, o balanço de energia vem claramente tendendo para o excesso de ingestão calórica e para a diminuição do gasto de energia. Este balanço energético positivo tem resultado numa explosão epidêmica da obesidade e suas patologias associadas.

O tecido adiposo, antes visto como um depósito de triglicérides metabolicamente sem função agora é considerado um órgão endócrino complexo e altamente ativo, secretor de substâncias chamadas “adipocinas”, envolvidas diretamente no mecanismo da descrita “resistência a insulina” e conseqüente Diabetes tipo 2.

Assim tanto para prevenção quanto para o tratamento do Diabetes, são necessárias e fundamentais as mudanças no estilo de vida.

Ter uma vida saudável é um desafio para todos nós. O desenvolvimento dos recursos tecnológicos geralmente implica em tornar o indivíduo cada vez mais sedentário, assim como a necessidade da praticidade no preparo das refeições, devido a falta de tempo, acarreta hábitos alimentares também pouco saudáveis.

Esse conjunto de fatores, que deveriam tornar nossas vidas mais produtivas, acaba por comprometer a produtividade em função da maior incidência de doenças como o Diabetes.

Quebrar esse círculo vicioso, através de alimentação balanceada e atividade física passa a ser um verdadeiro desafio para que futuramente possamos aí sim “comemorar” o Dia Nacional de PREVENÇÃO do Diabetes.

Ricardo Meni Gonçalves
Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - SBEM
Médico cooperado Unimed Itajubá

Nenhum comentário: