quinta-feira, 22 de junho de 2017

ESTREIA–Documentário “Divinas Divas” retrata pioneiras transformistas do país


No documentário “Divinas Divas”, que marca sua estreia na direção de longas, a atriz Leandra Leal assume a tarefa de contar, na primeira pessoa, uma história que é a sua própria, a do Teatro Rival, herdado do avô Américo Leal, e do pioneirismo da casa de shows do Rio de Janeiro em apresentar espetáculos de travestis, em 1966.

Com a intimidade de quem cresceu naqueles bastidores e conheceu cada uma daquelas artistas pioneiras, Leandra as reencontra no tempo atual, traçando seus perfis e estimulando a comemoração dos 50 anos de carreira das divas em um novo espetáculo.

O filme recebeu os prêmios do júri popular no Festival do Rio e no Festival de Aruanda (João Pessoa), em 2016, e do Festival South by Southwest, no Texas (EUA), em 2017.

A intimidade de Leandra com as veteranas artistas -- Rogéria, Jane Di Castro, Eloína dos Leopardos, Camille K., Divina Valéria, Fujika de Halliday, Marquesa e Brigitte de Búzios-- permite alcançar maior profundidade nas confissões e, com isso, que seja mais rico e matizado o retrato de seres humanos extraordinários, corajosos e talentosos -- seja na vida pessoal, no enfrentamento do preconceito da família e da sociedade de seu tempo, seus conflitos com a ditadura militar, suas façanhas artísticas dentro e fora do Brasil.

Ao final da projeção, não só ficamos conhecendo melhor cada uma das vedetes, como temos capacidade de compreender melhor a vida e o país em que vivemos. Como nos melhores filmes, há momentos de ternura, melancolia e do humor mais desbragado, digno de ícones deste carisma e valentia.

(Por Neusa Barbosa, do Cineweb)

* As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb

Nenhum comentário: