sábado, 11 de fevereiro de 2017

Campo Grande procura voluntários para testar vacina contra a dengue


                                          Foto;Gerson Oliveira-Correio do Estado

São necessários 1,2 mil para participar dos testes, mas número não foi alcançado

Com previsão de imunizar 1,2 mil pessoas em Campo Grande como parte da pesquisa que desenvolve a primeira vacina brasileira contra a dengue, os testes em humanos ainda não alcançaram o número ideal de participantes em Mato Grosso do Sul. A reportagem completa está na edição de hoje do jornal Correio do Estado.

O médico infectologista e professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Erivaldo Elias Júnior - coordenador do projeto no Estado -, explica que a terceira e última fase ainda não teve início por falta de voluntários. “Nós não temos como testar a eficácia da vacina se não tivermos pessoas dispostas a receberem a dose. Precisamos da colaboração dos voluntários, só assim nossa pesquisa terá êxito”, afirmou.

Dois grupos de voluntários já começaram a receber as doses, os de 7 a 17 nos e os de 18 a 59 anos, no entanto o grupo de 2 a 6 anos ainda não tem voluntários e por isso a previsão é de que o último conjunto só comece a ser imunizado dentro de pelo menos dois meses. “No caso de crianças e adolescentes, abaixo de 18 anos, é necessário que os pais (pai e mãe) ou responsáveis compareçam para orientações e também para formalização da participação na pesquisa. “Muitas pessoas têm medo, mas a vacina é segura e os testes são justamente para comprovar isso. Só assim toda a população poderá ter acesso a ela (vacina) no futuro”, afirmou o médico

Nenhum comentário: