quarta-feira, 30 de março de 2016

vírus zika agora circula em todo o país


FolhaPress

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (29) que mais quatro Estados confirmaram nesta semana a circulação do vírus zika. Agora, o vírus passa a ter transmissão confirmada em todos os Estados do país.

Os últimos Estados a confirmar a circulação do zika são Acre, Amapá, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O registro ocorre após resultados de exames apontarem que os Estados apresentam casos autóctones de infecção pelo vírus - ou seja, quando pacientes não realizaram viagens no período, o que indica que a infecção foi adquirida no local.

Os dados são de novo boletim do Ministério da Saúde. O relatório aponta ainda que o país já registra 944 casos confirmados de bebês com microcefalia - destes, 130 tiveram resultados positivos para o vírus zika em exames.

A pasta diz considerar, no entanto, que a maioria dos casos tenha ligação com uma infecção prévia pelo vírus zika durante a gestação dos bebês.

Os casos confirmados de microcefalia ocorrem em 358 municípios de 20 Estados e do Distrito Federal. A maioria, ou 94%, ocorre no Nordeste, onde ocorreram os primeiros registros.

CASOS SUSPEITOS

Desde outubro, quando iniciaram as investigações, até sábado (26), foram notificados 6.776 casos suspeitos de microcefalia. Deste total, 944 foram confirmados, 1.541 descartados e 4.291 ainda estão em investigação.

O balanço aponta também 208 mortes de bebês com suspeita de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central, das quais 47 são de bebês que já tiveram o quadro confirmado após exames.

Nenhum comentário: