segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Alagamento pode atingir 1,5 milhão de hectares no Pantanal

Correio do Estado

Com grande parte da região do Corixão, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, alagada há aproximadamente 15 dias, produtores rurais de Corumbá temem por mais alagamentos e prejuízos. Na última sexta-feira (21), produtores se reuniram com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck, nesta segunda-feira (24), há reunião marcada com o Ministério Público Federal (MPF) para tentar solucionar o caso.

O assoreamento do Rio Taquari, que corta toda a região da Nhecolândia, a principal da pecuária pantaneira, é antigo, teve início nos anos 70. De lá para cá, série de ações tramitam na Justiça e cobram do Governo do Estado e da União uma solução para o fim do assoreamento do Rio Taquari.
Há duas semanas, um curso do rio sofreu “arrombamento” e milhares de litros de água foram espalhados para outras regiões da Nhecolândia. O alagamento prejudica dezenas de produtores e centenas de cabeças de gado, que estão na água.

Na última sexta-feira (21), integrantes do Sindicato Rural de Corumbá fizeram sobrevoo sobre a área alagada e a preocupação aumentou.

Presidente do sindicato, Luciano Leite explica que o temor dos produtores é que se o alagamento continuar e, principalmente, se chover nos próximos dias, a situação atinja 1,5 milhão de hectares.
“Nós dependemos do Imasul e do Ibama para poder trabalhar, o gado tá todo dentro da água. Situação como essa ocorreu nos anos 90, e na época também foi necessária autorização para que os produtores pudessem tomar providências”, disse Leite.

As liberações as quais o presidente do sindicato se refere já foram solicitadas para os órgãos do meio ambiente, mas até agora, os produtores não foram autorizados a fechar os “arrombados” e diminuir o impacto do assoreamento.

Na última sexta-feira, durante reunião com governador e secretário do meio ambiente, nada ficou definido. “Nós vamos nos reunir hoje com o MPF para que alguma atitude possa ser tomada”.

Nenhum comentário: