sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Frutas amarelas: seus benefícios e sugestões para consumo

 


Por Pão de Açúcar


A variedade de cores em se tratando de frutas é bastante variada e característica. Mas você sabia que essa coloração vai muito além do aspecto visual? É importante dizer que ela pode refletir as propriedades que determinado grupo de alimentos pode oferecer. As frutas amarelas, por exemplo, são fonte de nutrientes essenciais para o organismo.


Por isso, em uma dieta balanceada, com hábitos saudáveis e seguindo sempre as orientações de um profissional da saúde, elas podem ajudar na prevenção do envelhecimento precoce, contribuir para o bom funcionamento do sistema digestivo, auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico, colaborar para a manutenção das taxas de colesterol e glicose, proporcionar mais saúde para a pele, cabelo e unhas, entre outros benefícios. Confira algumas opções de frutas amarelas para inserir na sua alimentação do dia a dia!


frutas amarelas


1. Abacaxi

O abacaxi é uma das frutas amarelas mais nutritivas. Ele apresenta em sua composição antioxidantes, bromelina, que é uma enzima que ajuda na digestão de proteínas, fibras, vitaminas A, C e do complexo B, e sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e magnésio.




2. Banana

Provavelmente a mais famosa entre as frutas amarelas, a banana é famosa pela grande quantidade do mineral potássio. Além disso, ela também é rica em amido, nos açúcares naturais frutose, glicose e sacarose, fibras, vitaminas A, C e do complexo B, e outros sais minerais, como cálcio, fósforo, magnésio e sódio.



3. Carambola

Conhecida pelo formato de estrela quando cortada em fatias e também pelo fato de ter função diurética, a carambola é outra opção de fruta amarela riquíssima em potássio. Ela ainda revela boas quantidades de betacaroteno, que é um importante antioxidante para o organismo, vitaminas A, C e do complexo B, e minerais, como cálcio, ferro, fósforo e magnésio.




4. Jaca

Embora não seja consumida comumente no dia a dia, a jaca também se mostra uma das frutas amarelas com nutrientes importantes para o organismo. Ela carrega carboidratos, fibras, vitaminas A, C e do complexo B, e sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo e magnésio.



5. Laranja lima

A laranja lima, assim como outros tipos de laranja, é uma fruta famosa por ser fonte de vitaminas C e do complexo B. Além disso, ela também oferece betacaroteno, carboidratos, fibras, flavonoides, que são antioxidantes, e sais minerais como cálcio, ferro e potássio.




6. Limão siciliano

O limão siciliano não é uma das frutas amarelas consumidas de forma individual, no entanto, é importante saber que ele revela ser uma opção com alto valor nutritivo. Especialmente rico em vitamina C, ele ainda conta com ácido cítrico, bioflavonoides, fibras, óleos essenciais, vitaminas A e do complexo B, e minerais, como ferro, fósforo, magnésio e potássio.



7. Manga 

Não é segredo para ninguém que a manga é uma fruta que é fonte de fibras. Porém, ela é tão nutritiva que podem existem outras propriedades em sua composição que talvez você não conheça, como antioxidantes, carboidratos, vitaminas A, C, E, K e do complexo B, e sais minerais, como cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco.




8. Maracujá

Outra das frutas amarelas conhecidas pela boa quantidade de vitamina C, o maracujá com seu famoso caráter calmante também apresenta flavonoides, vitaminas A e do complexo B, e minerais, como cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio.



9. Melão

O melão amarelo é uma fruta famosa pela grande quantidade de água que carrega. Entretanto, é importante saber que ele é outra opção de fruta amarela com alto valor nutritivo, pois contém açúcar, fibras, flavonoides, vitaminas A, C e do complexo B, e sais minerais, como cálcio e potássio.




10. Pera

Além de oferecer carotenoides e flavonoides, ambos antioxidantes, a pera é uma das frutas amarelas ricas em fibras, vitaminas A, C, E e do complexo B, e minerais, como cálcio, fósforo, magnésio e selênio.



11. Seriguela 

Também chamada de ceriguela e ciriguela, a seriguela é fruta tradicional no nordeste do país. Ela fornece ao organismo antioxidantes, carboidratos, fibras, vitaminas A, C e do complexo B, e sais minerais, como cálcio, ferro e fósforo.


Nenhum comentário: