sábado, 24 de julho de 2021

Operações do milho safrinha são prorrogadas por até 180 dias para quem tem seguro agrícola

 


O motivo da mudança no prazo se deve aos problemas climáticos que os produtores têm enfrentado



As operações do milho safrinha com acionamento do Proagro (seguro agrícola ou faturamento) foram prorrogadas pelo Banco do Brasil em até 180 dias.


O motivo da mudança no prazo se deve aos problemas climáticos que os produtores tem enfrentado.


O titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, destaca sobre os prejuízos na safra.



“Tivemos impacto significativo na safra de milho, decorrente primeiro por causa da seca e depois, já quase na colheita, pela geada, que reduziram a estimativa de colheita de 9,2 milhões de toneladas para 6 milhões. Isso tem comprometido financeiramente os produtores”, ressalta.


Seguro agrícola

Ainda conforme Verruck, o seguro agrícola se torna cada vez mais importante em mudanças climáticas.


“Esse instrumento tem sido ampliado ano a ano e mostra que, quanto mais nós pensarmos em mudanças climáticas e riscos climáticos, maior será a importância do seguro agrícola, como é o caso específico do milho no Mato Grosso do Sul”, acrescenta.


Situação de emergência

Na última quarta-feira, o governo do Estado publicou os decretos números 81 e 82 no Diário Oficial, declarando situação de emergência pelo prazo de 180 dias em Mato Grosso do Sul em decorrência da seca e da geada.


Com isso, o Banco do Brasil seguiu a mesma linha e decidiu prorrogar pelo mesmo período, após o vencimento final, as operações com pedido do Proagro pendentes de deferimento no âmbito da instituição.


Além disso, foi estendido também por 120 dias após o vencimento, as operações com apresentação do comunicado de sinistro, que também esteja pendente de deferimento.

Nenhum comentário: