terça-feira, 3 de novembro de 2015

Pesquisador brasileiro com projeto na Nasa faz palestra gratuita na Capital


O professor e responsável pelo Laboratório de Simulação Espacial, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, José Sergio de Almeida, estará em Campo Grande nesta quarta-feira (4), palestrando na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec MS). Ele é um dos convidados do evento que é voltado para estudantes interessados em pesquisas na área.

A quinta edição da feira acontece entre os dias 3 e 7 deste mês, no Ginásio Moreninho, em Campo Grande, com a presença de pesquisadores convidados de diversas instituições, universidades e parques tecnológicos.

Participa também do evento Fernanda Sato, diretora da Intel Education, que organiza a delegação brasileira para a Intel ISEF (International Science and Engineering Fair), maior feira internacional para jovens cientistas. Realizada desde 1950, nos Estados Unidos, participam do evento projetos de vários países. Em 2015, dos 18 projetos selecionados no Brasil três são de Mato Grosso do Sul.

A Fetec MS é realizada pelo Instituto de Química da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e pelo Grupo Arandú de Tecnologias e Ensino de Ciências. Na Feira, estudantes de escolas públicas e privadas do 4º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio têm a possibilidade de demonstrarem as pesquisas que desenvolvem no ambiente escolar. O evento é patrocinado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado (Fundect) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Entre as premiações estão medalhas, troféus, certificados, credenciamento para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que ocorre na Universidade de São Paulo, credenciamento para outras feiras/eventos científicos e bolsas de iniciação científica júnior.

A cerimônia de abertura acontece nesta quarta-feira, dia 4, às 20 horas, no auditório Padre José Scampini (Bloco C) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

A entrega das premiações está marcada para sábado (7), a partir das 8 horas, no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande.

Confira aqui a programação completa do evento.

Fundect lança novos editais para apoio à ciência, tecnologia e inovação no Estado
A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect) lançará na próxima quarta-feira (4), durante a abertura da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec MS) sete novos editais para fomento e valorização da pesquisa do Estado. Destaque para as premiações que envolvem pesquisadores, jornalistas e fotógrafos. A cerimônia de abertura acontece no dia 4 de novembro, às 20 horas, no auditório Padre José Scampini (Bloco C) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
Destaque para os editais de prêmios, que visam valorizar as ações de ciência, tecnologia e inovação em áreas distintas. O I Prêmio Fundect Pesquisador Sul-Mato-Grossense 2015 visa reconhecer e premiar pesquisadores das áreas científicas e tecnológicas que contribuem significativamente para o desenvolvimento do Estado.

Em 2014, a primeira edição do Prêmio Fundect de Jornalismo Científico foi um sucesso e teve 13 jornalistas e um fotógrafo vencedores em seis categorias. A novidade para 2015 é a mudança da categoria fotografia para uma premiação independente. A primeira edição do Prêmio Fundect de Fotografia quer destacar as melhores imagens com temas relevantes e contextualizados sobre ciência.

Prêmios em destaque:

Prêmios Fundect 2015
A Fundect lança em 2015 três premiações para valorizar as ações de ciência, tecnologia e inovação em áreas distintas.
Prêmio Fundect Pesquisador Sul-Mato-Grossense 2015
Visa reconhecer e premiar pesquisadores das áreas científicas e tecnológicas que contribuem significativamente para o desenvolvimento do Estado.
Período para inscrições:
04/11/2015 a 29/02/2016
Quem pode se inscrever:

As instituições indicaram os pesquisadores.
Prêmio Fundect de Jornalismo Científico - 2015
O prêmio destaca e valoriza a publicação de matérias de ciência, tecnologia e inovação veiculadas em diferentes meios de comunicação e relacionadas a temas estratégicos em Mato Grosso do Sul.
Período para inscrições:
04/11/2015 a 29/02/2016
Quem pode se inscrever:
Para o público-alvo profissional: ter diploma de graduação em comunicação social – habilitação em jornalismo.
Para o público-alvo estudante: estar matriculado em instituição de ensino superior do Estado de Mato Grosso do Sul, cursando comunicação social – habilitação em jornalismo.
Prêmio Fundect de Fotografia - 2015
O I Prêmio Fundect de Fotografia Científica – 2015 tem como objetivo fomentar a produção de imagens com a temática de ciência, tecnologia e inovação e contribuir com a divulgação e a popularização da ciência.
Período para inscrições:
04/11/2015 a 29/02/2016
Quem pode se inscrever:
Maiores de 18 anos que sejam estudantes de graduação ou de pós-graduação, técnicos, docentes ou pesquisadores vinculados à instituição de ensino e/ou pesquisa do Estado

Nenhum comentário: