Correio do Estado
A terceira edição do Pantanal Extremo – Jogos de Aventura começa amanhã, 12, em Corumbá, com a participação de 1.253 atletas de todas as regiões do Brasil. A principal novidade este ano será a realização do Extreminho, onde 200 alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) da cidade vão participar da competição na canoagem e corrida de trilha. As competições seguem até domingo, com as provas aquáticas no Rio Paraguai.
“Com o Extreminho, queremos mostrar novas modalidades aos jovens da cidade e principalmente ajudar na formação de esportistas, além de incluir ainda mais a comunidade local no evento, que já é um dos maiores do País”, afirmou o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, idealizador e coordenador geral dos Jogos de Aventura.
O número de participantes tem crescido muito a cada ano, com o grau de dificuldades das provas e o cenário de belezas naturais do Pantanal atraindo atletas de ponta e amantes da natureza. As 300 vagas no mountain bike, por exemplo, foram todas preenchidas em poucas horas. “Juntamente com nossos parceiros, viabilizamos mais 100 lugares, que também foram completadas assim que abertas. E ainda teremos carga total na corrida de trilha e no stand up paddle, modalidade que chegou a Mato Grosso do Sul através do Pantanal Extremo”, completou o prefeito.
Em todas as provas, uma grande equipe de apoio vai garantir a segurança dos participantes. “Tudo foi muito bem planejado e estudado. Queremos que os atletas só levem lembranças boas da cidade, do evento. Em todas as modalidades haverá pontos de entrega de água, acompanhamento de ambulâncias e profissionais de saúde”, destacou Rodrigo Terra, responsável pela organização da competição.
PROGRAMAÇÃO
Nesta quinta-feira, às 17 horas, acontece a entrega dos kits do Extreminho. Em seguida, serão realizados o congresso técnico e o seminário de apresentação do projeto Escola Extrema. Na sexta-feira, 13, o Parque Municipal Marina Gattass, na fronteira com a Bolívia, recebe, no período da manhã a corrida de trilha do Extreminho. À tarde, no mesmo local, será disputada a canoagem dos estudantes.
Também na sexta-feira, acontece a entrega dos kits e os congressos técnicos do stand up paddle, corrida de trilha, canoagem e corrida de orientação, que tem a primeira prova às 19h. No sábado, 14, acontece a entrega dos kits e o congresso do MTB, maratona aquática e corrida de trilha. A largada do SUP será às 9h, na Baía do Tuiuiú (Rio Paraguai), distante 18hm do Porto Geral da cidade. A canoagem começa às 15h, e a trilha, às 16h, ambas no Porto Geral. Ainda às 16h, será dada a largada da segunda prova de orientação, no Morro do Cruzeiro.
O último dia de competições, domingo, começa bem cedo, às 7h, com a largada do MTB no Porto Geral. Às 8h30 começa a maratona aquática amadora, com distância de mil metros. A prova principal, de cinco mil metros, acontece às 9h15, com largada no Parque Marina Gattass. A chegada do MTB também será no Porto Geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário