segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Atletas de 22 países desafiam mistérios do Pantanal


Correio do Estado

Serra do Amolar e Nhecolândia são alguns dos trechos a serem percorridos por atletas de 22 países que participam, de 11 a 21 de novembro, do Pantanal Pro Adventure Race ou Campeonato Mundial de Corrida de Aventura. A experiência conta com percurso de 715 quilômetros.

Atleta e diretora da prova, Shubi Guimarães, explica que o cenário selvagem e de difícil acesso foi decisivo no planejamento da prova, que retorna ao país depois ser realizada no Nordeste a sete anos.

Das 33 equipes, onze são brasileiras. As outras são da República Tcheca, Suécia, África do Sul França e Suíça.

A partida da prova será na escola Jatobazinho localizada no norte do Pantanal. Na ocasião, os participantes doarão livros aos estudantes. De acordo com o governador Reinaldo Azambuja essa será uma oportunidade para mostrar que o Pantanal não é só um destino voltado a pesca, mas pode ser roteiro de aventura.

O governo do Estado investiu R$ 145 mil para realização do evento, com recursos da Fundação de Turismo, mas todo o evento é orçado em R$ 1 milhão. O Pantanal Pro Adventure conta ainda com apoio da Polícia Militar Ambiental (PMA), Exército e Marinha e Aeronáutica. “É uma oportunidade de não tirar da natureza, mas sim mostrar como o homem pantaneiro a preservou”, declara o governador.

Campeonato terá prova de caminhada, canoagem, escalada e mountain bike e haverá premiação em dinheiro para as equipes vencedoras. Antes da largada, todos os competidores deverão comprovar que sabem usar os equipamentos de primeiros socorros e segurança.

Pantanal Experience é operado pela Liga Outdoor e o Instituto Homem Pantaneiro – Serra do Amolar

Nenhum comentário: