sexta-feira, 3 de julho de 2015

Crise chega aos smartphones e venda caem 16% no Brasil


Após um bom primeiro trimestre, em que as vendas de smartphones subiram 33%, o mercado brasileiro começou a sentir o efeito do momento econômico ruim que o país enfrenta.

Segundo números do IDC, que realiza o estudo mensal Mobile Phone Monthly Tracker, as vendas de smartphones caíram nos últimos meses de abril e maio.

Em abril, a queda foi de apenas 1%, mas já um indício do que viria no mês seguinte, quando as vendas ficaram em 3,89 milhões de unidades, número 16% menor em relação ao mesmo período do ano passado.

Estudos preliminares da IDC apontam que o mercado brasileiro deve fechar o segundo trimestre do ano com uma queda de 12% nas vendas de smartphones em relação ao Q2 de 2014.

“Prevíamos um crescimento de pelo menos 5%, mas agora trabalhamos com volume negativo. Isso é reflexo do momento econômico do Brasil. Em 2014, quando o mercado de smartphones estava forte, houve um aumento de 56% frente ao segundo trimestre de 2013", afirma o analista de pesquisas da IDC Brasil, Leonardo Munin.

Além da crise da economia brasileira, a alta do dólar, que atinge o mundo todo, também influenciou negativamente, já que deixou muitos smartphones mais caros por aqui.

Com tudo isso, a IDC Brasil revisou para baixo a sua projeção de vendas de smartphones para 2015. A expectativa inicial, de 63,5 milhões de unidades, foi baixada para 54 milhões.

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