quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Parlamentares aprovam quatro propostas e recebem visita de estudantes de Jornalismo da UFMS

 

                                            Foto: Luciana Nassa


Quatro propostas foram aprovadas pelos deputados estaduais durante a sessão plenária desta terça-feira (4), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Entre elas, em redação final, o Projeto de Lei 218/2024, do deputado Pedro Kemp (PT), que garante ao beneficiário de plano de saúde o direito de apresentar carteira física de identificação nos atendimentos, em vez de aplicativo ou token. A medida busca facilitar o acesso de pessoas idosas aos serviços e segue agora para sanção do Governo do Estado.


Também foi aprovado, em discussão única, o Projeto de Lei 226/2025, do deputado Junior Mochi (MDB), que declara de utilidade pública a Associação Protetora dos Animais – Mundo Vira Lata, de Chapadão do Sul. Em segunda discussão, o Projeto de Lei 183/2025, do deputado Renato Câmara (MDB), institui o Dia Estadual do Varejista, a ser celebrado em 8 de outubro. A matéria segue para redação final.


Em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 254/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Estado a contratar operação de crédito contingente com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de até 80 milhões de dólares, com garantia da União, para cumprimento de obrigações da parceria público-privada do Hospital Regional.


Durante a sessão, a ALEMS recebeu acadêmicos do curso de Jornalismo da UFMS, convidados pela deputada Gleice Jane (PT). A visita guiada foi conduzida pela cerimonialista Carine Lima e acompanhada pelos professores Laura Seligman e Hélder Lima, responsáveis pelas disciplinas de Reportagem e Jornalismo Político.


Os estudantes conheceram o funcionamento das comissões, a rotina do plenário e o trabalho da Comunicação Institucional, que inclui site, redes sociais, Rádio e TV ALEMS. O presidente da Casa, deputado Gerson Claro (PP), destacou a importância da experiência.


“É muito bom ver estudantes de jornalismo acompanhando o processo legislativo e compreendendo o impacto das decisões na vida das pessoas”, afirmou.

Nenhum comentário: