domingo, 9 de novembro de 2025

Hamas devolve corpo de israelense morto há mais de 10 anos em Gaza

 

                                           Menahem Kahana/AFP

  • Hadar Goldin fazia parte de uma unidade encarregada de localizar e destruir túneis do Hamas

  • Representantes das Forças de Defesa de Israel informaram à família que corpo recebido era do militar


Israel recebeu neste domingo (9) do Hamas os restos mortais do tenente israelense Hadar Goldin, morto na Faixa de Gaza havia mais de dez anos, em 2014.


"Após a conclusão do processo de identificação, representantes das Forças de Defesa de Israel informaram à família do tenente Hadar Goldin que seu ente querido havia sido repatriado e sua identificação havia sido finalizada", declarou o gabinete do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu.


Goldin é o 24º refém morto cujos restos mortais foram devolvidos pelo Hamas desde o início do cessar-fogo em 10 de outubro.


O braço armado do Hamas, as Brigadas Al-Qassam, afirmou anteriormente ter encontrado os restos mortais de Goldin em um túnel em Rafah no dia anterior.


O corpo de Goldin estava retido em Gaza desde sua morte. Até então, o Hamas nunca havia reconhecido sua morte nem a posse de seus restos mortais.


A mídia israelense noticiou no sábado que Israel permitiu que membros do Hamas e da Cruz Vermelha realizassem buscas em uma área sob controle israelense em Rafah para localizar os restos mortais de Goldin.


O tenente Hadar Goldin foi morto em combate durante a Operação Margem Protetora" em 2014, afirmou Netanyahu na reunião semanal do gabinete no domingo.


Outro soldado israelense, Oron Shaul, também foi morto na guerra de seis semanas em 2014. Seu corpo foi recuperado no início deste ano.


Goldin, 23, fazia parte de uma unidade israelense encarregada de localizar e destruir túneis do Hamas quando foi morto em 1º de agosto de 2014, poucas horas depois da entrada em vigor de um cessar-fogo humanitário de 72 horas.


Na época, o Exército afirmou que sua equipe foi emboscada e Goldin, morto. "Ele foi baleado e morto durante ataque do Hamas. Os terroristas arrastaram seu corpo de volta para o túnel, disse Shosh Bedrosian, porta-voz do governo, a jornalistas no domingo.


Tentativas anteriores de recuperar os restos mortais de Goldin e Shaul por meio de trocas de prisioneiros haviam fracassado.


 AFP

Nenhum comentário: