sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Em Belém, Cardeal Pietro Parolin representa o Papa na COP30

 

                                            Representantes do Papa na conferência internacional. | Divulgação/Arquidiocese de Belém



Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé e enviado especial do Papa Francisco, chegou à Belém nesta quinta-feira (06) para participar da programação da COP30, onde representa o Vaticano e defende ações concretas para o enfrentamento da crise climática. Além da agenda no evento internacional, Parolin também cumprirá uma série de compromissos em instituições de saúde e educação na capital paraense.


A visita do Cardeal teve início com a participação na Cúpula de Líderes da COP30, evento que reúne representantes globais para discutir soluções sobre as questões ambientais. Durante o discurso, Parolin destacou propostas da Santa Sé voltadas para a redução do uso de combustíveis fósseis, a ampliação do acesso a fontes de energia renováveis e a implementação de programas educativos focados na ecologia integral. "A crise climática exige respostas urgentes e uma abordagem global que considere as necessidades dos mais vulneráveis", afirmou o Cardeal.


Na sequência, Parolin e a comitiva, composta pelo Núncio Apostólico no Brasil, Giambattista Diquattro, pelo Arcebispo de Belém, Dom Julio Endi Akamine, e por representantes do governo italiano, visitaram o Hospital Divina Providência, localizado em Marituba, região metropolitana de Belém.Durante o tour, o Cardeal conheceu as instalações do hospital, incluindo o setor de Hemodiálise, o Centro Cirúrgico e a Maternidade, conhecendo de perto o trabalho realizado pela unidade, que atende a população carente da região.


O objetivo da visita foi também o de fortalecer parcerias e buscar novos recursos para a manutenção do hospital, que integra o Sistema Calabriano de Saúde, uma rede de instituições de saúde que inclui hospitais na Itália, Angola e Filipinas. O Hospital Divina Providência, com mais de 30 anos de história, é uma das principais unidades de saúde da região e tem se destacado pelo atendimento humanizado aos pacientes.


Júlia Marques





Arquidiocese de Belém


































































































Nenhum comentário: