terça-feira, 25 de novembro de 2025

DOURADOS Barbosinha destaca integração da segurança pública em MS com nova delegacia da PRF

 

                                             Divulgação


Ao discursar na cerimônia de inauguração da Delegacia Especializada de Fronteira da Polícia Rodoviária Federal, na manhã desta terça-feira em Dourados, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou a eficiência e a integração das forças de segurança em Mato Grosso do Sul, que segundo ele impedem que o crime organizado avance da fronteira sobre o Estado.


“Nós temos aqui mais de 1.600 quilômetros de fronteira com Paraguai e Bolívia, países com quem mantemos as maiores relações de cordialidade e amizade. Apesar disso, sabemos também dos graves problemas relacionados ao tráfico de drogas, armas e munições”, afirmou o vice-governador. “Hoje só não somos um caos do ponto de vista de segurança pública devido à atuação das forças de segurança, que atuam de forma poderosa e integrada”, acrescentou.


A unidade inaugurada em Dourados, considerada a maior do país, recebeu investimentos de R$ 7,5 milhões e foi construída no Parque dos Jequitibás, em área doada pela prefeitura de Dourados em gestões anteriores. Segundo a instituição, a nova delegacia fortalece o papel estratégico da PRF na região e em todo o Mato Grosso do Sul. Além de atender plenamente às demandas operacionais e administrativas da instituição, a estrutura foi planejada para permitir a atuação integrada com outros órgãos de segurança pública, ampliando a capacidade de resposta e o nível de coordenação das ações na fronteira.


O vice-governador citou ainda outros efeitos gerados a partir do trabalho de excelência desenvolvido pelas forças de segurança em Mato Grosso do Sul – como, por exemplo, a atração de novos investimentos. “Antes de alocar recursos, um dos pontos que o investidor analisa é a previsão de gastos com segurança pública. Quando nós temos um Estado que oferece segurança à vida e ao patrimônio, também estamos contribuindo para atrair investimentos e garantir o desenvolvimento e o progresso”, acrescentou.


O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, destacou que o empreendimento não é apenas uma conquista local – ela se estende para todo o território nacional.  “Esta unidade entregue hoje não é apenas de Dourados ou do Mato Grosso do Sul. Os resultados aqui produzidos não são apenas para nós, mas para o Brasil como um todo”, avaliou. “Investir na segurança pública e em estrutura como essa é também investir na segurança de um Brasil melhor”, afirmou.


Compromisso com MS


O trabalho conjunto entre as forças de segurança também foi citado pelo chefe da delegacia da PRF em Dourados, Waldir Brasil. Ele disse que a primeira missão da PRF é salvar vidas, seguida pela responsabilidade de combater o crime organizado. “Somente uma família com um dependente químico sabe a dor e o sofrimento provocado pelo tráfico de drogas. Por isso, atuamos e colaboramos com a Polícia Federal, Polícia Civil, DOF, Policia Militar, Receita Federal e até o Exército Brasileiro em toda a área de fronteira que vai de Mundo Novo a Bela Vista. E para isso, priorizamos o trabalho de inteligência”, afirmou.


O superintendente regional da PRF em MS, João Paulo Pinheiro Bueno, destacou que a inauguração da nova sede reforça o compromisso da instituição com o Mato Grosso do Sul. “A sociedade não está sozinha; a PRF está aqui, forte, presente e preparada. O narcotráfico não encontrará caminhos fáceis em Dourados”, garantiu.


A nova Delegacia de Fronteira incorpora a Delegacia da PRF de Dourados, que atua na região há várias décadas. Com o efetivo de aproximadamente 100 policiais, sua área operacional engloba toda a faixa de fronteira, incluindo municípios como Dourados, Ponta Porã, Caarapó e Ivinhema. O principal objetivo é fortalecer o policiamento especializado na região fronteiriça, ampliando a capacidade de fiscalização, inteligência e repressão a crimes transfronteiriço

Nenhum comentário: