quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Com mais de 13 mil casos, MS promove Dia D contra a dengue

 

                                            (Fotos: Álvaro Rezende/Secom)



Mato Grosso do Sul promove o Dia D de combate à dengue com ações educativas e mobilizações em todo o Estado. A iniciativa reforça a importância da prevenção e do envolvimento da comunidade no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.


Durante o evento central, realizado no Bioparque Pantanal, escolas e visitantes participam de atividades interativas, com destaque para o personagem “Senhor Arbo”, da Turminha da Saúde Única, e para o estande educativo que mostra o ciclo do mosquito e orienta sobre medidas de prevenção.


De acordo com Danila Frias, coordenadora de Saúde Única da SES, o enfrentamento das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti depende de uma ação conjunta entre saúde humana, animal e ambiental.


Já a gerente de Doenças Endêmicas, Jéssica Klener, ressalta que a participação popular é fundamental. “Pequenas atitudes no dia a dia, como eliminar recipientes com água parada e cuidar dos quintais, fazem toda a diferença”, reforça.


As ações se estendem por todo o Estado, com o apoio das secretarias municipais de saúde e instituições parceiras. Entre as atividades programadas estão capacitações, oficinas e mutirões de vistoria, com atenção redobrada ao período de chuvas.


Casos registrados


Segundo o boletim epidemiológico da SES, Mato Grosso do Sul registrou 13.534 casos prováveis de dengue em 2025, sendo 8.272 confirmados e 18 óbitos. Há ainda sete mortes em investigação. Também foram notificados 13.695 casos prováveis de chikungunya, com 7.525 confirmações e 16 óbitos.


O coordenador de Controle de Vetores da SES, Mauro Lúcio Rosário, alerta que o mosquito precisa de pouco para se reproduzir. “A vistoria em casa ainda é a forma mais eficaz de evitar surtos e salvar vidas”, destaca.


Nenhum comentário: