quinta-feira, 17 de julho de 2025

Capital inicia teste com ônibus a gás natural mirando mais eficiência e qualidade

 




Começou a circular nesta quinta-feira (17), em Campo Grande, em caráter de teste, um ônibus do transporte coletivo urbano movido a gás natural/biometano. A medida faz parte de estudo técnico da Prefeitura de Campo Grande, em parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul, MSGás e Consórcio Guaicurus na busca por alternativas mais sustentáveis e eficientes para o serviço.


Um dos principais objetivos dos testes é avaliar o desempenho do veículo em rotas reais, dentro de um esforço de modernização da matriz energética do sistema público de transporte da cidade. Outro detalhe é que a experiência busca proporcionar maior conforto aos passageiros, já que o ônibus possui ar-condicionado. Serão coletados dados técnicos referentes a consumo, conforto e impacto ambiental, entre outros, inclusive com medições de satisfação dos clientes.



Para a CEO da MSGás, Cristiane Schmidt, os testes têm potencial de gerar vários impactos positivos. “Estamos muito confiantes com o ônibus movido a gás natural/biometano em Campo Grande. Essa iniciativa é fruto de parcerias importantes com a Prefeitura, Scania e o Consórcio Guaicurus. O objetivo é claro: dotar a cidade de um transporte coletivo mais sustentável, aproveitando os benefícios do gás natural e o biometano. Acreditamos que essa tecnologia pode fazer uma grande diferença na redução de poluentes e melhora na qualidade do ar e na vida dos cidadãos”, ressalta.


“É com grande entusiasmo que o Consórcio Guaicurus participa dessa iniciativa em Campo Grande. A parceria com a Prefeitura, Governo do Estado e MSGás para testar o ônibus a gás natural é um passo essencial para um futuro de mais sustentabilidade e eficiência no transporte público”, afirma Themis de Oliveira, presidente do Consórcio Guaicurus.


O ônibus, da marca Scania, está em operação desde o início desta manhã na linha 61 (Moreninha/Shopping). O veículo circulará por aproximadamente 30 dias, das 6h25 às 21h30.

Nenhum comentário: