quinta-feira, 17 de julho de 2025

Senadora Tereza Cristina integra Comissão Externa e vai a Washington negociar redução do tarifaço

 




As Presidências do Senado Federal e da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional divulgaram hoje (17/07) uma Nota Conjunta sobre a ida de uma Comissão aos EUA na última semana de julho que será responsável por representar institucionalmente o Senado junto ao Congresso dos EUA, no diálogo político e na defesa dos interesses estratégicos do Brasil com relação ao tarifaço.


A Presidência da Comissão de Relações, de acordo com a Presidência do Senado, informa a composição da Comissão Temporária Externa para interlocução sobre as relações econômicas bilaterais com os Estados Unidos (CTEUA), aprovada pelo Plenário e criada para conduzir missão oficial à cidade de Washington na última semana de julho.


A comissão será responsável por representar institucionalmente o Senado junto ao Congresso dos EUA, com foco no diálogo político de alto nível e na defesa dos interesses estratégicos do Brasil em temas como comércio exterior, investimentos, cadeias produtivas, agricultura e segurança jurídica.

A CTEUA será composta pelos seguintes senadores:


Presidente: Senador Nelsinho Trad (PSD-MS)

Integrantes:


Senadora Tereza Cristina (PP-MS)

Senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP)

Senador Jacques Wagner (PT-BA)

Senador Esperidião Amin (PP-SC)

Senador Rogério Carvalho (PT-SE)

Senador Fernando Farias (MDB-AL)

Senador Carlos Viana (Podemos-MG)


A criação da comissão resulta de articulação conjunta entre a Presidência do Senado e a Presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, diante da necessidade de fortalecimento das relações bilaterais no contexto das novas barreiras tarifárias adotadas pelos Estados Unidos, que já impactam diversos setores da economia brasileira.


A missão tem caráter suprapartidário, institucional e estratégico, com o objetivo de promover o diálogo direto com parlamentares norte-americanos e fortalecer os laços bilaterais entre os Poderes Legislativos dos dois países.

Nenhum comentário: