quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Numa festa pantaneira, ALEMS homenageia 81 pessoas

 

                                           Auditório Manoel de Barros, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, foi o cenário da festa de reconhecimento




O Pantanal emprestou um pouco de sua beleza ao Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Foi assim, com cores, sons e até cheiros do bioma, que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) homenageou 81 pessoas na sessão solene de outorga do Título de Cidadão Sul-mato-grossense e da Comenda do Mérito Legislativo, realizada na noite desta terça-feira (31). A solenidade, proposta por todos os deputados estaduais, aconteceu no último dia de outubro, mês em que Mato Grosso do Sul, o Estado do Pantanal, completou 46 anos.


Um “caminho pantaneiro”, com imagens e vídeos da fauna, flora e de pessoas do bioma, foi cuidadosamente montado da entrada do Centro de Convenções ao auditório Manoel de Barros, onde a sessão foi realizada. Os participantes do evento foram acolhidos com chamamé e outras canções regionais. Também ouviram cantos de pássaros e sentiram cheiros que remetiam ao Pantanal. Passaram por um túnel com artes com motivos pantaneiros e puderam conferir os currículos dos homenageados apontando seus celulares a QR Codes disponibilizados em totens.


Além de homenagear pessoas que, em suas atividades, têm contribuído positivamente para o povo sul-mato-grossense, a sessão também foi uma festa de celebração do crescimento e desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, que, no dia 11 deste mês, completou 46 anos de criação. Em seu discurso, o presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), reconheceu o trabalho realizado pela Casa de Leis em favor do Estado. “O Parlamento Sul-mato-grossense tem contribuído para o desenvolvimento do nosso Estado. E os deputados e as deputadas têm cumprido o seu papel democraticamente, ouvindo, debatendo, abrindo seus gabinetes e sendo voz decisiva para o desenvolvimento de políticas públicas independentemente das cores partidárias”, afirmou. 


“Duas palavras resumem meu sentimento nesta noite: reconhecimento e gratidão”, continuou o deputado Gerson Claro em seu discurso. “Essas duas palavras sintetizam, de forma simples e clara, este evento que nos reúne aqui: a concessão do Título de Cidadão Sul mato-grossense e a Comenda do Mérito Legislativo. São autênticas as homenagens àqueles que, em seus diversos campos de atuação, vêm prestando serviços inestimáveis, ao nosso Estado e, no curso do tempo, tornaram-se verdadeiros aliados das causas do Mato Grosso do Sul”, discursou.


“Duas palavras resumem meu sentimento nesta noite: reconhecimento e gratidão”, continuou o deputado Gerson Claro em seu discurso. “Essas duas palavras sintetizam, de forma simples e clara, este evento que nos reúne aqui: a concessão do Título de Cidadão Sul mato-grossense e a Comenda do Mérito Legislativo. São autênticas as homenagens àqueles que, em seus diversos campos de atuação, vêm prestando serviços inestimáveis, ao nosso Estado e, no curso do tempo, tornaram-se verdadeiros aliados das causas do Mato Grosso do Sul”, discursou.



O presidente da Assembleia Legislativa também destacou dados que mostram o avanço de Mato Grosso do Sul e agradeceu a todos que “lutam pela redução da pobreza e inclusão de famílias vulneráveis à vida digna e produtiva”. “Hoje temos a segunda maior geração de emprego do país, a quarta menor desocupação e a terceira menor pobreza extrema nacional”, ressaltou. “Feliz é o estado que pela sua vocação histórica de lavrar e produzir, planta as promessas de futuro e hoje colhe pujantes safras de avanço e esperança. Uma esperança que já não espera. É a espera viva, real, que faz tudo acontecer. Viva Mato Grosso do Sul, o Estado do Pantanal!”, finalizou.


O governador Eduardo Riedel também enalteceu o crescimento de Mato Grosso do Sul. “Somos um estado muito jovem, mas que se destaca por sua história, pela construção que teve em relação a uma série de ações para sua sociedade e seu povo. Somos um estado que busca o desenvolvimento pleno, inclusivo, que usa da capacidade tecnológica para promover o crescimento. Um estado absolutamente comprometido com a sustentabilidade, preocupado com o nosso meio ambiente”, discursou o governador.


Ele também fez menção a projeto a ser enviado à Casa de Leis que trata sobre o Pantanal. “Não tenho dúvida alguma que a Assembleia vai, a partir do dia 20 de novembro [data prevista para a chegada da proposta], debater o projeto de Lei do Pantanal, que é algo muito esperado por todos. Vamos chegar a um excelente resultado para nosso desenvolvimento, com respeito aos nossos pantaneiros e ao nosso bioma”, afirmou o chefe do Executivo.



Eduardo Riedel também parabenizou o Parlamento pela organização e realização da solenidade. “A Assembleia Legislativa está de parabéns pela sua capacidade de trazer para esta noite mais do que homenagens; trazer um espírito, um sentimento de orgulho pelo nosso Mato Grosso do Sul. Parabéns Assembleia Legislativa. Parabéns Mato Grosso do Sul. Viva cada um dos homenageados e homenageadas desta noite. São pessoas que fazem a diferença para o nosso Estado”, terminou.


Falando em nome dos homenageados, a vereadora Luiza Ribeiro, que é natural de Penápolis (SP), também enalteceu o Estado no qual construiu sua vida pública. “Tudo que podemos sentir neste momento é gratidão a Mato Grosso do Sul, o Estado do Pantanal. No decorrer desses 46 anos desde sua criação, vemos em Mato Grosso do Sul um estado próspero, cheio de oportunidades e competitivo, com muitas belezas naturais e numa posição estratégica”, elogiou a vereadora. “Tão importante quanto a identidade ou pertencimento é a consciência do lugar em que estamos. As características geográficas, nossa formação cultural e nossa história fazem do Mato Grosso do Sul um lugar nostálgico, por ter sido parte do Paraguai. Trazemos em nossas almas os sonhos guaranis”, discursou.


Terminada a sessão solene, os participantes puderam prestigiar show do cantor Almir Satter.

Nenhum comentário: