quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Grêmio age para manter grupo focado em briga pelo título e recuperar lesionados

 

                                            Renao em conversa com o grupo de jogadores do Grêmio (Foto: Grêmio)


Serão quase 15 dias sem entrar em campo, mas o Grêmio tem missões a cumprir até lá. A principal delas é recuperar jogadores lesionados. Mas a comissão técnica também vai trabalhar para manter o grupo focado na briga pelo título, além de secar os adversários diretos.


O clube já definiu a logística para o período até o próximo compromisso pelo Campeonato Brasileiro. A partir de sexta-feira, jogadores e comissão ganham quatro dias de folga e se reapresentam no dia 21, em preparação para o duelo com o Atlético-MG.


Nesses dias sem partidas, o departamento médico trabalha para recuperar os lesionados, em especial Pepê. Existe uma expectativa nos bastidores de que o volante possa ser reforço contra o Galo. O meio-campista teve estiramento muscular confirmado no dia 3 de novembro.


O mesmo otimismo não existe para o caso de Geromel. O zagueiro sofreu uma lesão grau 2-B no músculo posterior da coxa esquerda e não existe uma previsão para o seu retorno.


O lateral-direito João Pedro saiu com dores da derrota para o Corinthians e passou a ser preocupação. Não houve boletim médico sobre o jogador, mas a situação será acompanhada durante o período de treinamentos.


Outro jogador que ainda está entregue ao departamento médico é Rodrigo Ely. A última partida do zagueiro foi na vitória por 1 a 0 em cima do Palmeiras, em 21 de setembro.


Reforçar a mobilização


Não fosse a derrota para o Corinthians, o Grêmio poderia ter entrado para a Data Fifa na liderança do Brasileirão. O cenário indicava uma vitória depois da expulsão no início, mas apesar do resultado frustrante, o clube se considera vivo na luta pelo título da competição.


E é exatamente essa esperança que a comissão técnica quer manter acesa no psicológico dos jogadores. Internamente, se reconhece que a falta de jogos pode fazer o atleta, de certa forma, relaxar. Mas a ideia é fazer com que todos estejam mobilizados ao longo da preparação.


O Grêmio engatou cinco vitórias seguidas depois de um pacto feito entre elenco, comissão técnica e diretoria. A intenção era justamente arrancar para retomar espaço na briga por uma vaga direta na Libertadores e tentar brigar pela taça. A figura de Suárez foi central nesse ponto em falas no vestiário, algo que não ocorria antes.


Do ponto de vista da preparação física, o Grêmio só não vai ter Villasanti, Carballo e Suárez trabalhando no CT nos próximos dias. O paraguaio sequer pode atuar contra o Galo, pois levou o terceiro cartão amarelo na última rodada. Até por isso o retorno de Pepê é tão importante. O trio está com Paraguai e Uruguai, respectivamente, para a disputa das Eliminatórias para a Copa.


Antes do Tricolor voltar a campo terão ainda alguns jogos para os gremistas secarem. No dia 23, o Botafogo visita o Fortaleza, na Arena Castelão, pela 29ª rodada. No mesmo dia, o Bragantino visita o Flamengo, no Maracanã.


Duas partidas diretas nas pretensões do Grêmio por vaga no G-4 e título. Para seguir com possibilidades de ser campeão e evitar uma briga maior entre os quatro primeiros, o ideal era uma vitória do Fortaleza e um empate entre Bragantino e Flamengo.


O Grêmio ainda treina pelo turno da manhã até quinta-feira, depois o elenco ganha dispensa para folga. O jogo contra o Atlético-MG está marcado para o dia 26, às 16h, na Arena MRV. (ge)

Nenhum comentário: