sexta-feira, 3 de junho de 2022

Lançado graminicida que pode ser aplicado o ano todo

 



Tecnologia é inserida em microcápsulas menores do que as ‘CS’ tradicionais
Por:  -Leonardo Gottems


 A companhia Sipcam Nichino anunciou ao mercado o lançamento de um graminicida descrito como “de última geração”, proveniente da Itália. A novidade foi apresentada no principal evento do setor sucroenergético com ênfase no controle de plantas daninhas nos canaviais, o Herbishow 2022, que ocorreu essa semana em Ribeirão Preto, estado de São Paulo. 



O novo produto leva a marca comercial Sirtaki 360 CS, e tem como ingrediente ativo o composto Clomazone. Trata-se de um herbicida sistêmico, seletivo, pré-emergente e pós-emergente e inaugura no mercado brasileiro um novo tempo para a chamada formulação encapsulada (CS), segundo explica Carulina Oliveira, gerente de marketing da empresa fabricante, a Sipcam Nichino Brasil.


“Sirtaki® 360 CS conta com longo residual. Pode ser aplicado na cana-de-açúcar o ano todo, no manejo de invasoras de difícil controle: beldroega, capim-brachiaria, capim-colchão, capim-colonião, capim-marmelada, caruru, corda-de-viola e trapoeraba, por exemplo”, resume Oliveira.


Segundo o diretor de marketing da empresa, Leandro Martins, a nova versão ‘CS’ da Sipcam Nichino é patenteada pela Sipcam Oxon Itália, braço da companhia de origem ítalo-japonesa considerado uma referência na área de formulações. “A tecnologia é disruptiva porque marca um avanço conceitual. Estamos diante de uma das mais avançadas formulações encapsuladas da atualidade no mercado mundial de proteção de cultivos”, enfatiza Leandro Martins.


No caso de Sirtaki 360 CS, explica o executivo, o herbicida é inserido em microcápsulas menores do que as ‘CS’ tradicionais. “A microcápsula da Sipcam Oxon é precisa, resistente a atritos e permite que o herbicida seja aplicado até mesmo na palha da cana, sem registro de perdas em desempenho no controle de invasoras. A chuva não interfere na ação do herbicida; ao contrário, funciona como agente ativador do produto.”


Pela área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino, o engenheiro agrônomo Sergio Camargo descreve Sirtaki 360 CS como “um graminicida altamente eficaz”. “O herbicida apresenta longo residual. Graças à sua formulação, pode ser aplicado na cana-de-açúcar o ano todo no manejo de invasoras de difícil controle: beldroega, capim-brachiaria, capim-colchão, capim-colonião, capim-marmelada, caruru, corda-de-viola e trapoeraba, por exemplo.”


Ainda conforme Camargo, o novo Sirtaki 360 CS conta com registro também nas culturas de algodão, arroz, batata, eucalipto, fumo e mandioca. O produto já se encontra disponível para comercialização.


Outro produto-estrela da Sipcam Nichino para manejo de invasoras, Leale também terá resultados a campo apresentados no Herbishow. O herbicida, informa a companhia, pode ser aplicado em cana planta e cana soca, nas épocas seca, semisseca e úmida.


Ainda no local do evento, a Sipcam Nichino reforça ações recentes em suporte ao lançamento de sua Plataforma de Bioestimulantes. Formada pelos insumos Abyss, Blackjak, Nutex Premium e Stilo Verde, a nova solução tecnológica permite melhor desenvolvimento da parte aérea de plantas, além de ganhos no indicador TCH (toneladas de cana por hectare), diz a empresa.

Nenhum comentário: