segunda-feira, 20 de junho de 2022

Funcionalismo público terá adiantamento de metade do 13º a partir de julho

Governador Reinaldo Azambuja garantiu que medida tomada, em prol do servidor estadual, no ano passado será replicada em 2022

LÉO RIBEIRO


 Pedido do funcionalismo público, o adiantamento de metade do 13.º salário de 2022 é uma realidade atendida pelo Governo do Estado, conforme apontou Reinaldo Azambuja na manhã desta segunda-feira (20).  


De acordo com a Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD), atualmente Mato Grosso do Sul conta com o trabalho de 83 mil funcionários públicos, entre ativos e inativos, que são aqueles que já se aposentaram ou são pensionistas.


Durante evento de entrega de maquinários, Azambuja destacou hoje (20) que, semelhante à medida tomada em 2021 para abrandar os efeitos da pandemia da Covid-19 na economia, o adiantamento deve acontecer já no próximo mês. 


"Nos levaram documentos no ano passado, nós antecipamos devido ao momento da pandemia e, neste ano, através das reivindicações, nós vamos atender todos os servidores públicos estaduais, pagando agora no início de julho, a metade do 13º", disse. 


Entre os pedidos, a própria Federação Sindical dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais do Estado de MS (Feserp-MS), protocolou um pedido de adiantamento na manhã de hoje (20), entregue pela presidente licenciada Lilian Fernandes, na sede da Governadoria para Azambuja e o Secretário de Governo Eduardo Rocha. 


“É uma solicitação feita pelos nossos filiados e filiadas, em especial aqueles que estão enfrentando algumas dificuldades financeiras. Com isso é possível quitar contas e cessar o pagamento de juros, por exemplo”, destaca Michel Vaz Morrison, presidente em exercício da entidade. 


Por fim, Azambuja ressalta a importância da injeção de recursos dos servidores estaduais para a economia de Mato Grosso do Sul. 


Porque fortalece o comércio, fortalece as compras e também os servidores podem antecipar pagamento de algumas dívidas ou muitas vezes fazer aquilo que pode ser feito com os recursos que é de cada um. E a gente fica muito contente em liberar agora no início de julho o 13.º, a metade para todos os servidores públicos estaduais", finaliza ele. 

Nenhum comentário: