Nas duas últimas semanas de maio Campo Grande registrou um salto de 1.833% no número de infecções pelo vírus
ANA CLARA SANTOS
Embora os casos de Covid-19 apresentem uma crescente em Campo Grande, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) afirma que não vê necessidade de retornar com a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados na Capital.
Em consulta ao Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é possível observar uma alta de 1.833% nos casos confirmados: na semana do dia 17 ao dia 24 de maio foram registrados 30 casos, já entre os dias 24 e 31 foram notificados 580 casos da doença apenas na Capital.
Ao Correio do Estado, a assessoria de imprensa da Sesau, afirmou que existe um Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19 que analisa o cenário epidemiológico da doença e delibera sobre as medidas a serem tomadas e que, no momento, o Comitê determinou que o uso de máscaras é obrigatório apenas em unidades de saúde, hospitais e transporte público.
Contudo, a Sesau ainda informa que a obrigatoriedade do uso das máscaras poderá ser reavaliada dependendo do avanço do vírus na Capital e que medidas como uso de álcool em gel 70% e distanciamento social continuam sendo recomendadas.
Estado
Após ter um aumento de 384% em casos de Covid-19, Mato Grosso do Sul entrou no Boletim InfoGripe da Fiocruz como um dos estados que apresentam sinais de crescimento na tendência a longo prazo. Isto é, de agora em diante, os casos da doença só tendem a aumentar, dando início a quarta onda da pandemia.
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, foram registrados em MS, entre os dias 25 e 29 de junho 1.980 novas infecções. Já na semana imediatamente anterior o número de casos era de 409.
Ao Correio do Estado, a secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19. Rosana Leite de Melo, afirmou que a prioridade é reforçar a vacinação com as doses de reforço e o avanço da doença está sendo acompanhado de perto pelo Ministério da Saúde.
Vacinação de adolescentes
A Prefeitura está disponibilizando a vacinação com a terceira dose para adolescentes entre 12 e 17 anos desde segunda-feira (30) e, de acordo com a Sesau, a procura pela imunização está dentro do esperado para os primeiros dias.
Ainda segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, até o momento aproximadamente 1.202 adolescentes já receberam a dose de reforço. Ao dia, são realizadas de 300 a 400 imunizações.
Em Campo Grande, a vacinação contra a Covid-19 está disponível em mais de 40 locais, para a aplicação da primeira à quarta dose.
Locais de vacinação:
Clínica Escola UFMS – 7h30 às 11h e 13h às 16h45
Unidades de Saúde - 7h30 às 11h e 13h às 16h45
Com informação do Portal Correio do Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário