terça-feira, 7 de junho de 2022

Campo Grande bate média nacional nos últimos 12 meses com crescimento da economia em 10%

 

                                              (Foto: Prefeitura)



Dados do último Boletim Econômico de Campo Grande apresentado pela Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio) mostram que a capital sul-mato-grossense obteve um crescimento econômico acelerado, de aproximadamente 10%, em um ano. Cabe destacar que a média nacional ficou em 4,6%.


A atividade econômica prevista para o Brasil, no ano de 2022, está estimada em 1,2%, conforme relatório Focus do Banco Central divulgado nesta segunda-feira (6). Já Campo Grande deve crescer, em termos reais, próximo de 2%, de acordo com as estimativas preliminares da Sidagro. Este dado pode ser revisado para cima tendo em vista os bons números do 1º quadrimestre e a melhora das estimativas nacionais.


Serviços


O setor de serviços é o principal segmento da economia de Campo Grande e representa 71,91% da economia municipal e 54,60% na economia estadual.


O setor registrou um crescimento de 11,6% em um ano, enquanto as atividades comerciais registraram crescimento de 11,5%. 


Nos últimos doze meses, o estado de Mato Grosso do Sul registrou um aumento de 11% no setor de comércio e 11,5% no setor de serviços. Cabe destacar que o município de Campo Grande representa 40% de participação na economia do estado. 


Mercado de Trabalho


Após registrar um recorde na geração de postos formais de trabalho em 2021 (+ 13.335), Campo Grande criou mais 1.779 vagas em março de 2022, sendo a maior parte nos serviços (1.140), seguido pelo comércio (282) e a construção civil (240). 


Nenhum grande grupamento de atividade econômica registrou perda de postos de trabalho. No acumulado de 2022, foram gerados 4.565 empregos formais, sendo mais de 3,5 mil apenas no setor de serviços. Indústria e construção criaram juntos mais 830 novos empregos. 


A prefeita de Campo Grande Adriane Lopes explica que a política de desenvolvimento econômico do município está voltada para o fomento do setor, principalmente neste período pós-pandemia. “Buscamos desenvolver uma política de desenvolvimento econômico que contempla a atração de novos investimentos, a criação de negócios e a geração de emprego e de renda”, ressalta.


Nenhum comentário: