quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

A cada hora, Mato Grosso do Sul soma 61 casos de Covid-19 em média

 

Estado confirma 1.469 testes positivos de Covid-19 em 24 horas

Dados do boletim epidemiológico divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que 61,2 casos de Covid-19 são confirmados por hora em Mato Grosso do Sul. Com isso, o Estado resulta 1.469 testes positivos em 24 horas.


Dentre os casos confirmados, 130 são de Maracaju, 92 de Corumbá, 92 de Nova Andradina, 88 de Bonito, 87 de Campo Grande, 74 de Sidrolândia, 67 de Aquidauana, 63 de Mundo Novo, entre outros municípios.


A média móvel de casos dos últimos sete dias é de 986,4. A taxa de contágio não foi divulgada.


Existem 218 pessoas hospitalizadas nesta quinta-feira (20). Dentre os internados, 162 estão em leitos clínicos (115 público; 47 privado) e 56 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (41 público; 15 privado).


A ocupação global de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Campo Grande está em 62%, Dourados 77%, Três Lagoas 62% e Corumbá 82%.


Mato Grosso do Sul contabiliza 5 óbitos nas últimas 24 horas. Com isso, totaliza 9.773 mortes desde o ínicio da pandemia.


O primeiro caso da variante Ômicron foi confirmado em 14 de janeiro de Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma mulher de 24 anos, moradora do município de Ivinhema, de acordo com a SES.


“O aumento de casos que temos registrados desde o início do ano em Mato Grosso do Sul pode estar associado a variante Ômicron. Por isso, nós pedimos que quem ainda não se vacinou, vacine-se!", disse o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.



 

Sintomas

Os sintomas comuns da Covid-19 são:


Tosse seca

Dor de garganta

Febre

Dificuldade para respirar

Perda do olfato ou paladar

Transmissão

O meio de transmissão da Covid-19 se dá por inalação ou contato com gotículas de saliva, secreções respiratórias ou superfícies contaminadas. Portanto, a transmissão pode ocorrer por meio de: 


Tosse

Espirro

Catarro

Apertos de mão

Contato pessoal próximo

Contato com objetos contaminados

Prevenção

Existem inúmeras formas de se prevenir o contágio e proliferação da Covid-19. Confira:


Vacinação contra Covid-19 

Uso de máscara

Uso de álcool gel

Lavagem das mãos com água e sabão

Evitar tocar nos olhos, nariz e boca

Não compartilhar objetos pessoais

Ventilar ambientes

Evitar aglomerações e espaços fechados

Nenhum comentário: