domingo, 30 de janeiro de 2022

Hospital Universitário tem 'fila de macas' com pacientes esperando atendimento em Campo Grande

 

Hospital acusa município de enviar mais pacientes que o combinado; Sesau alega estar dentro dos termos do contrato

Jornal Midiamax

Corredores do HUMAP (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian), em Campo Grande, estão cheios de macas e pacientes aguardando atendimento médico. Fotos foram enviadas para a reportagem do Jornal Midiamax neste domingo (30).


Imagens mostram pacientes que aguardam por um leito em macas enfileiradas no corrredor do hospital, que na noite de ontem (29), teve um dos setores clínicos fechados para manutenção. À reportagem, a leitora, que preferiu não se identificar, relatou a situação: " São pessoas com diversas enfermidades que estão internadas aqui, sem a estrutura e privacidade para reagir à própria doença", destacou. 


Em nota, a assessoria do HUMAP ressaltou estar enfrentando problemas de lotação devido aos encaminhamentos feitos pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e alegou que o município vem descumprindo com que foi pactuado, enviando números de pacientes acima da capacidade operacional do local. 


Por outro lado, a Sesau afirmou em nota que o HUMAP é contratualizado pela Prefeitura para prestar serviço, porém a 'incapacidade operacional ou defasagem de profissionais' não é responsabilidade do Município. "A regulação tem feito o encaminhamento dentro do que está pactuado no contrato e, dentro do possível, buscado remanejar os pacientes para outras unidades hospitalar, a fim de desafogar o hospital e, consequentemente, assegurar a assistência necessária ao pacientes."


Outros leitos

Em nota,  Sesau também pontuou que o município está tentando ampliar a capacidade de internações e leitos nas unidades hospitalares de Campo Grande, porém o fator que vem limitando esse feito é falta de profissionais para atender a demanda. No entanto, 20 leitos clínics já foram abertos no Hospital do Pênfigo desde  início deste mês. "O Município mantém tratativas com todos os hospitais com o objetivo de ampliar a capacidade de internação, no entanto as frequentes baixas no quadro de pessoal destas instituições tem sido um fator limitante. Desde o início do mês, Campo Grande já abriu 20 leitos clínicos no Pênfigo e remanejou outros 90 na Santa Casa. 10 leitos de UTI também foram abertos ontem e a expectativa é ativar outros 10 nos próximos dias no hospital do Pênfigo", explicou a assessoria. 

Nenhum comentário: