sexta-feira, 26 de novembro de 2021

TO reforça controle nas divisas contra PSC

 




Adapec realiza vigilância na divisa com Piauí para manutenção da zona livre


Para continuar mantendo o status de livre internacionalmente da Peste Suína Clássica, equipes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) estão realizando entre os dias 24 e 26 de novembro, vigilância ativa na região limítrofe ao estado do Piauí, considerado não livre para doença. O trabalho consiste na inspeção clínica de suínos, bem como orientações aos produtores rurais e recadastramento.



A responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade de Suídeos, Regina Barbosa, explica que apesar da região ser de exploração agrícola, a ação é necessária para colaborar com a mitigação de risco, pois há no local pequena produção de suínos e também muitas barreiras naturais. “Vamos abranger as propriedades rurais, no raio de 10 km da fronteira do Tocantins com aquele estado, especificamente nos municípios de Mateiros e São Félix”, disse. 


Peste Suína Clássica


A PSC não é transmitida ao homem. Porém, a ocorrência de um foco implicaria em grandes perdas econômicas e repercussões sociais com o sacrifício de animais, interrupção das atividades das granjas, redução imediata da produção de carne, restrição comercial de países importadores de animais, carnes, produtos e subprodutos de origem animal, bem como de produtos agrícolas como a soja e o milho, já que alguns mercados só importam os vegetais de área livre da PSC.


Sintomas


Os principais sintomas da doença que acomete os suídeos (suínos e javalis) são: febre alta, perda do apetite, diarréias, paralisias, tremores, manchas hemorrágicas pelo corpo e andar cambaleante. Em caso de suspeita da PSC, o produtor deve comunicar imediatamente a Adapec.


Divisão


Segundo o Ministério da Agricultura, a zona livre de PSC do país inclui o Distrito Federal e 15 estados  (RS, SC, PR, MG, SP, MS, MT, GO, RJ, ES, BA, SE, TO,  RO e AC).


A zona não Livre (ZnL) é formada por Alagoas, Amapá, Amazonas (exceto região pertencente à ZL), Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima.

Nenhum comentário: