terça-feira, 2 de novembro de 2021

Resíduos humanos podem virar biossólidos para adubação

 




Muitos estudos têm mostrado os benefícios da aplicação de biossólidos para a produção
Por:  -Eliza Maliszewski


Um estudo da a University of California mostra como os resíduos humanos podem ser reciclados para beneficiar o meio ambiente. Após tratamento intenso, eles podem ser aplicados em lavouras na forma de biossólidos. O biossólido ou lodo de esgoto é a parte sólida, rica em nutrientes e matéria orgânica, que resulta do tratamento de esgotos. As pesquisas dão conta de que o lodo de esgoto tem todos os nutrientes exigidos pelas plantas e possui alto teor de matéria orgânica. Atua como condicionador do solo melhorando a sua estrutura.



Embora os cientistas saibam que isso pode beneficiar o solo , eles ainda estão aprendendo sobre as melhores maneiras de medir isso. Além disso, pode ser difícil determinar o quanto isso ajuda o solo durante um longo período.


A pesquisadora Yocelyn Villa e seus colaboradores estudaram campos na Califórnia (EUA) onde o biossólido foi aplicado por 20 anos. "Nosso objetivo era avaliar como os estoques de carbono do solo mudaram ao longo do tempo em cada um desses locais", diz ela. "Fizemos isso medindo a quantidade de carbono presente em comparação com áreas adjacentes sem aplicação de biossólido. Especificamente, queríamos levar em conta não apenas as profundidades rasas do solo, mas também o carbono profundo do solo, até 100 cm de profundidade."


Os três locais que estudaram tinham diferentes frequências de aplicação de biossólidos, práticas de manejo e textura do solo. Os pesquisadores se concentraram em medir o carbono e o nitrogênio da biomassa microbiana, o carbono orgânico do solo e o nitrogênio total. Todas essas são qualidades de solo conhecidas por se beneficiarem da aplicação de biossólidos.


Eles previram que quanto mais biossólidos forem aplicados, mais carbono e nitrogênio haverá nesses solos. A maioria dos resultados foi o que eles esperavam. No entanto, eles ficaram surpresos que o local que teve a maior aplicação de biossólidos não apresentou a maior alteração. Além disso, um dos locais não apresentou benefício com a aplicação do biossólido até a realização de testes em solo mais profundo.


"Se tivéssemos levado em consideração apenas os 30 cm superiores, não teríamos detectado uma mudança no carbono do solo no local da Merced", disse Villa. "Este é o maior e mais importante achado." Ela acrescenta que isso mostra como a matéria orgânica do biossólido não fica simplesmente no solo e se acumula. Em vez disso, é impactado por propriedades dinâmicas que também influenciam a matéria orgânica do solo.


Isso disse aos pesquisadores que é importante medir o carbono profundo do solo e considerar outras práticas de manejo em um local ao estudar o impacto do biossólido. Esses controles locais podem ser textura do solo, práticas de irrigação e cultivo.


"Muitos estudos têm mostrado os benefícios da aplicação de biossólidos para a produção de plantas e ciclagem de nutrientes ", explica Villa. "Isso, conjuntamente, fornece benefícios para o carbono do solo. Agricultores e pecuaristas viram diferenças na vegetação para o gado e outros benefícios para a saúde do solo. Eu recomendaria monitorar esses benefícios ao longo do tempo."


Outra razão pela qual os cientistas estão interessados ??no carbono do solo é por causa de seu potencial para mitigar as mudanças climáticas. Solos que podem sequestrar carbono podem mantê-lo fora da atmosfera. Portanto, as descobertas de Villa destacam a importância de levar em conta o carbono profundo do solo para melhor prever a capacidade do solo de mitigar as mudanças climáticas.


“Esta pesquisa é interessante para mim pessoalmente porque sempre me interessei pelas mudanças climáticas”, diz ela. “Quanto mais aprendia sobre meio ambiente, mais percebia que os solos podem ser a chave para mitigar as mudanças climáticas.


Os próximos passos no trabalho de Villa são determinar como exatamente os solos estabilizam o carbono e o mantêm no solo. Ela também está avaliando onde o carbono está no solo, o que fornecerá uma visão sobre o quão acessível o carbono é para uso de micróbios. No geral, ela está animada em ver outras pessoas começando a apreciar o potencial do solo.


O biossólido tem sido usado em cidades como Chicago há vários anos, para ajudar na limpeza de locais industriais e outros fins. “Acho que as pessoas não percebem que os dejetos humanos podem ser reciclados dessa forma e que o solo é uma solução potencial para as mudanças climáticas”, diz ela. "É sempre um prazer ver como os rostos das pessoas se iluminam com intrigas. Espero tê-los convencido de que precisamos parar de tratar o solo como se fosse lixo!"

Nenhum comentário: