quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Partidos de esquerda discutem união para criar uma federação e proposta deve ser tendência, diz Vander

 


As federações foram aprovadas na última minirreforma eleitoral em substituição às coligações

Jornal Midiamax

Partidos de esquerda se aproximam para a criação de uma federação que abrangeria o PT, o PSB e o PC do B. De acordo com o deputado federal de Mato Grosso do Sul Vander Loubet (PT), a “fusão” será discutida com mais afinco a partir do mês de dezembro e pode se tornar uma tendência também para outros partidos. Tudo depende, no entanto, da janela partidária e das mudanças de legenda que ocorrerão em 2022.


Um dos objetivos da trinca, neste momento, é fortalecer ainda mais a candidatura do ex-presidente Lula. Ao Midiamax, Vander explicou que as federações foram aprovadas na última minirreforma eleitoral em substituição às coligações, e podem marcar um novo momento nas próximas eleições. Na terça-feira (16), o parlamentar esteve reunido com outros deputados falando sobre o tema.


“As coligações eram apenas eleitorais, ou seja, eram uma forma de união que acabava após as eleições. As federações, por sua vez, vão ser permanentes enquanto durar a legislatura ou mandato. É uma união de partidos por pelo menos 4 anos, por isso precisam ser formadas com base em afinidade programática, em objetivos comuns”, explicou.


No cenário sul-mato-grossense, Vander afirma que o PT sempre manteve diálogo aberto com o PSB e PC do B. “Temos uma boa relação com eles e acho que seria importante avançarmos nisso [..] o que for preciso para fortalecer a candidatura do Lula, eu estou dentro”, ressaltou.


“No que me diz respeito, vou trabalhar pelas estratégias que ajudem nosso companheiro Lula a mais uma vez chegar à Presidência da República. Já estive com o Lula em duas ocasiões no último ano e em ambas conversamos muito sobre isso. Esse é o bem maior que temos que desejar pelo futuro do nosso país. E se o caminho for uma federação partidária, estou dentro”, finalizou.

Nenhum comentário: