sábado, 6 de novembro de 2021

México compra 25 mil toneladas de arroz



 Embarque acontece depois de um mês de negociações

Por:  -Eliza Maliszewski


Foi confirmada, na noite desta quinta-feira (04) a compra de 25 mil toneladas de arroz com casca pelo México. Outras 50 mil toneladas estão sendo negociadas e devem também ser fechadas nos próximos dias, totalizando 75 mil toneladas do grão. O volume faz parte da cota mexicana aberta ao arroz brasileiro neste ano, com isenção da taxa de importação.



A transação foi feita pela Rice Brasil e o embarque ocorre em dezembro. A compra do arroz brasileiro de qualidade é vista como competitiva devido ao preço em dólar mais competitivo. Trata-se do primeiro resultado da missão comercial do setor arrozeiro ao México, com a participação na Expo Antad & Alimentaria, em Guadalajara, no fim do mês de outubro.


De acordo com o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, o anúncio deste negócio é fundamental para trazer uma referência ao mercado, e esta exportação é a primeira de várias que serão realizadas. “Estamos colhendo os frutos do nosso trabalho na Federarroz”, destaca. O objetivo da missão envolveu a importante interlocução com o mercado mexicano para conhecer melhor a real necessidade de quantidade de arroz para o país. 


Ainda foi confirmada a venda de 30 mil toneladas de arroz arroz para Cuba, a segunda nos últimos 90 dias. Além disso se confirmou a venda de 14 mil toneladas de arroz branco superior, por um pool de indústrias, para o Peru.

Nenhum comentário: