quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Glifosato não causa mortalidade em abelhas

 



Pesquisa examina o impacto do defensivo sobre os insetos
Por:  -Eliza Maliszewski

O glifosato é o pesticida mais comumente usado no mundo e é amplamente utilizado na agricultura. Embora tenha sido considerado 'seguro para as abelhas' pelos reguladores, alguns estudos de evidências emergentes sugerem que ele tem efeitos negativos sobre os insetos. Por esse motivo, descobrir se o glifosato sozinho ou em combinação com outros estressores é prejudicial à saúde das abelhas, tornou-se uma questão de grande importância.



Um novo estudo dos autores Edward Straw e do Prof. Mark Brown da Royal Holloway University of London (RHUL) expande o conhecimento atual sobre o glifosato . Ele examina o impacto do glifosato em uma espécie não testada anteriormente, a abelha-de-cauda-amarela (Bombus terrestris), e incorpora um parasita de abelha (Crithidia bombi), que nunca foi testado antes com o glifosato.


Usando vários métodos de pesquisa diferentes no campo da ecotoxicologia, os autores observaram que não houve efeito significativo na mortalidade das abelhas quando as abelhas foram expostas ao glifosato, ao parasita da abelha ou a ambos os estressores juntos. Além disso, nenhum efeito significativo foi observado para reprodução ou consumo de sacarose.


Os resultados fornecem evidências sólidas de que a exposição oral ao glifosato não causa mortalidade em abelhas. Evidências inconclusivas foram encontradas sobre se o glifosato tornou as infecções parasitárias mais intensas, mas de qualquer forma isso é improvável que seja relevante em concentrações ambientalmente realistas.


Como a pesquisa não encontrou efeitos do glifosato, do parasita ou de sua combinação em qualquer medida de saúde, os resultados não indicam qualquer requisito para alterar o status regulatório do ingrediente ativo glifosato no que diz respeito aos zangões.


Apesar do fato de que os resultados mostram que o glifosato provavelmente não é prejudicial para as abelhas, seja sozinho ou ao lado de um parasita comum, trabalhos anteriores descobriram que ele pode ter um impacto negativo nas abelhas. Por esse motivo, os autores do artigo aconselham que pesquisas adicionais sobre espécies de abelhas selvagens e métricas subletais seriam úteis para ajudar a resolver se este produto químico amplamente utilizado é seguro para as abelhas.


Edward Straw diz "O glifosato é um produto químico muito polarizador, com cientistas divididos sobre se é seguro ou não. Como tal, é importante que as decisões sobre a restrição de seu uso sejam feitas com base em ciência rigorosa. Nossas descobertas são fortes evidências de que o glifosato sozinho é não causando mortalidade em abelhas. "


"Como um pesticida extremamente importante e útil, precisamos de mais evidências de uma ampla gama de espécies, exposições e metodologias para determinar se o glifosato é seguro, para que possa ser usado com confiança. Testes com o ingrediente ativo (glifosato) por si só não são o suficiente porque um trabalho anterior descobriu que os outros ingredientes usados ??nos produtos pesticidas podem ser perigosos para as abelhas. "

Nenhum comentário: