Já estão no ar as produções audiovisuais que integram a oitava edição da Mostra Audiovisual de Dourados (MAD). Com o fim de semana se aproximando, uma ótima opção pra os fãs da sétima arte é “maratonar” os filmes participantes das mostras competitivas e paralelas, que ficam disponíveis até 21 de novembro no canal da MAD na plataforma YouTube.
Além das mostras, neste ano, o evento conta com uma oficina presencial ministrada pelo cineasta Joel Pizzini. Essa atividade, que abre os trabalhos da Mostra, acontece nesta quinta-feira (18/11), a partir das 19 horas, no Cineauditório da Unidade 1 da UFGD (antigo CEUD).
Diretor premiado de obras como “Caramujo-Flor”, Pizzini traz a Dourados a atividade “Líhá 5 minutos – o cinema de poesia: a linguagem como personagem”, em que propõe uma imersão criativa e histórica na linguagem do chamado Cinema Documentário, seus limites e possibilidades, por meio de suas vertentes contemporâneas: o filme-ensaio, o cinema de não-ficção, de autoficção e outras expressões autorais. Quem ainda não se inscreveu pelo formulário digital, pode se inscrever presencialmente antes do início do evento.
Fechando a programação da 8ª MAD, a premiação dos vencedores das categorias competitivas será no dia 25 de novembro, às 20 horas, e terá o show da cantora e compositora sul-mato-grossense Iara Renno. A artista é filha da também cantora Alzira Espíndola – uma das expoentes da música regional e integrante da família mais musical de Mato Grosso do Sul, a Família Espíndola – e começou a atuar na profissão com a mãe. A transmissão será ao vivo, no canal da MAD no YouTube.
No mesmo dia, Alzira será homenageada com a disponibilização do documentário "Aquilo que eu nunca perdi", da diretora Marina Thomé, sobre a trajetória da cantora, compositora e instrumentista.
Realizada pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), por meio da Coordenadoria de Cultura (COC) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), a MAD neste ano terá sua programação exibida de forma remota, em função da pandemia de covid-19. Apenas a oficina será desenvolvida presencialmente.
CINEMA
Ao todo, pela mostra competitiva, 28 produções, entre regionais e nacionais, estão no canal da MAD. Elas estão divididas entre as cinco categorias que concorrem ao Prêmio Curta do Mato – Documentário, Experimental/Arte, Ficção, Trash e Videoclipe – e o grupo que disputa o Grande Prêmio MAD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário