quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Estudo traz dicas para lideranças implantarem ESG

 


Foram ouvidos mais de 130 diretores corporativos e executivos sêniors em todo o mundo
Por:  -Eliza Maliszewski


A ESG ou Environmental, social and corporate governance, do inglês Governança Ambiental, Social e Corporativa é uma avaliação da consciência coletiva de uma empresa e geralmente usada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. A prática está na moda,com muitas organização aderindo ao movimento e também pode ser um critério para investimentos. 



Um estudo realizado pela consultoria Russell Reynolds Associates em parceria com a Pacto Global das Nações Unidas, aponta que 63% das lideranças sêniors acreditam que sustentabilidade é uma competência necessária para conselheiros e 77% a indicam também para executivos seniores nas empresas. O monitoramento de ESG é uma das três principais responsabilidades do Conselho de Administração para 74% dos entrevistados nos Comitês de Nomeação.


“As empresas estão começando a buscar gestores interessados em incorporar essas estratégias. Para que aconteça na prática, é preciso educar as lideranças sobre práticas sustentáveis e criar modelos de compensação para fazer da visão sustentável um fator essencial”, afirma Jacques Sarfatti, sócio da Russell Reynolds Associates no Brasil.


A pesquisa identifica que líderes do Conselho de Administração desejam fazer progressos em relação à ESG visando principalmente o melhor desempenho financeiro e a reputação das empresas. As corporações não terão acesso ao capital, talento e confiança da marca sem prioridades avançadas e eficazes de sustentabilidade.


O estudo mostra também que, para ESG fazer parte do topo das prioridades das organizações, é essencial que as cadeiras de Conselhos sejam ocupadas por líderes de Sustentabilidade ou por conselheiros que tenham uma visão sustentável. Isto é, que acreditem que o negócio está vinculado diretamente à sociedade e à capacidade de alinhar todos os aspectos da gestão da organização com objetivos relacionados a uma agenda sustentável. Os executivos com essas características que participaram do levantamento são líderes que defenderam a visão sustentável, inovaram e impulsionaram mudanças reais para as estratégias e cultura das organizações. Todos tiveram em comum quatro atributos críticos:


- Ter capacidade de incorporar os sistemas organizacionais, sociais e ambientais, impulsionando decisões e ações que transformam práticas sustentáveis em vantagens competitivas.

- Buscar ativamente entender os pontos de vista de stakeholders para incentivar as tomadas de decisões com todas as partes interessadas.

- Ter coragem de desafiar abordagens tradicionais, gerenciando burocracias para aumentar a inovação necessária e encontrar soluções que acrescentem rentabilidade.

- Estabelecer metas audaciosas e impulsionar ações e investimentos.


O levantamento analisou, também, que os compromissos com a agenda começam coletivamente no topo, com o CEO, e seguem nas demais classes executivas até alcançarem toda a organização. Segundo o estudo, sem o compromisso das altas lideranças, é improvável que a estratégia, as métricas-chave ou outras atividades corporativas essenciais sejam levadas em conta. Portanto, para orientar as organizações que querem se comprometer com melhores práticas de ESG, a consultoria criou dez passos para que conselheiros se engajem em torno das questões de Liderança, Cultura, Propósito, Estratégia & Alinhamento de Risco, Estrutura & Processo e Pessoas com o olhar sustentável.


- Liderança do Conselho

- Incorporar ESG em todas as discussões com o CEO e equipe executiva.

- Engajar-se proativamente com stakeholders sobre sustentabilidade.

- Cultura do Conselho

- Estabelecer uma cultura comprometida em integrar ESG em tudo o que fazem.

- Educar continuamente os diretores sobre práticas sustentáveis.

- Propósito, Estratégia & Alinhamento de Risco

- Integrar o tema com as tomadas de decisões da estratégia corporativa.

- Definir metas e métricas claras de desempenho para acompanhar o progresso.

- Estrutura & Processo

- Estruturar o Conselho para que se engaje significativamente em questões de ESG.

- Alterar modelos de compensação para alcançar as metas de ESG.

- Pessoas

- Fazer da visão sustentável um fator essencial para contratação de conselheiros.

- Fazer da visão sustentável um requisito na contratação de CEOs.


Foram ouvidos mais de 130 diretores corporativos e executivos C-level em todo o mundo sobre como se envolvem com os desafios e oportunidades relacionadas à Sustentabilidade, como estruturam e operam para acompanhar as atividades relacionadas ao tema e como viabilizam as melhores práticas dentro das organizações. O estudo também ouviu outros 1,5 mil líderes corporativos para identificar práticas de recrutamento com o olhar de ESG.


* com informações da assessoria de imprensa

Nenhum comentário: