sábado, 6 de novembro de 2021

Coformulantes usados em fungicidas afetam abelhas

 


Pesquisa feita no Reino Unido mostra que ingrediente ataca severamente os insetos
Por:  -Eliza Maliszewski

Pesquisadores da Royal Holloway, Universidade de Londres, descobriram pela primeira vez que um coformulante encontrado em pesticidas agrícolas comerciais usados em todo o Reino Unido afeta significativamente a saúde das abelhas. O novo estudo mostra que a exposição a etoxilatos de álcool - um tipo de formulante usado em fungicidas - pode causar danos intestinais graves, levando à falta de apetite, perda de peso e mortalidade em abelhas.



As abelhas são regularmente expostas a fungicidas e pesticidas e acredita-se que esses produtos químicos agrícolas sejam os responsáveis pelo declínio delas em todo o mundo. A regulamentação de pesticidas sempre se concentrou nos principais ingredientes do produto pesticida e seu impacto na saúde das abelhas, com os coformulantes - como os etoxilatos de álcool - sendo negligenciados como uma ameaça potencial. Isso representa uma grande lacuna na regulamentação de pesticidas, pois este estudo demonstra que os coformulantes podem conduzir a toda a toxicidade de um produto.


Ed Straw, Ph.D. O pesquisador do Departamento de Ciências Biológicas da Royal Holloway, e autor do artigo, disse que os resultados de nossa pesquisa demonstram lacunas nos sistemas regulatórios de pesticidas no Reino Unido e na UE que estão colocando em risco populações vitais de abelhas.


"Enquanto 30% das abelhas expostas ao produto fungicida morreram, os outros 70% estavam longe de ser saudáveis; eles tinham intestinos danificados, estavam comendo cerca de metade da comida e estavam perdendo peso. A regulamentação de pesticidas normalmente só analisa se uma abelha  morre ou não, mas descobrimos que mesmo as abelhas que sobrevivem podem estar sob forte estresse. "


Os pesquisadores testaram uma pequena dose oral do produto fungicida e doses equivalentes de cada co-formulante individual do fungicida, o que lhes permitiu medir a toxicidade dos produtos químicos. Com isso, eles também conseguiram identificar o ingrediente responsável pelo fungicida.


Além de descobrir que o coformulante era perigoso para as abelhas, eles também identificaram problemas com a forma como os pesticidas são regulamentados no Reino Unido e na UE. O trabalho foi financiado pela PoshBee, uma colaboração em toda a UE de cientistas que trabalham para compreender os impactos dos pesticidas na saúde das abelhas.


O professor Mark Brown, do Departamento de Ciências Biológicas da Royal Holloway, acrescentou: "Embora os resultados de experimentos de laboratório como este sejam frequentemente questionados, outras pesquisas feitas em condições realistas de campo dentro do projeto PoshBee mostram resultados semelhantes. Essa combinação de resultados permitiu por este projeto europeu, realmente apóia a ideia de que os formulantes em pesticidas precisam ser considerados mais seriamente como ameaças à saúde das abelhas. "

Nenhum comentário: