segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Check-up: diabetes já atinge 10% da população adulta no mundo, diz estudo

 



Equipe TecMundo

@tec_mundo

Aumento do diabetes


Neste domingo (14) é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, data criada para levar mais informação e conscientização à população sobre a doença que atinge cerca de 10% da população mundial adulta, segundo dados são da Federação Internacional do Diabetes (IDF, na sigla em inglês) lançados no início de novembro.


De acordo com a IDF, cerca de 537 milhões de adultos têm a doença no mundo — um salto de 16% em relação ao último levantamento divulgado pela instituição, em 2019. Para complicar ainda mais o quadro, quase metade das pessoas que têm a doença nunca receberam o diagnóstico, diz a IDF. Sem o diagnóstico correto, o tratamento não tem início, e os doentes correm ainda mais riscos. 



"Muito pode ser feito para reduzir o impacto do diabetes. Evidências sugerem que o diabetes do tipo 2 pode ser prevenido, enquanto o diagnóstico precoce e o acesso ao cuidado apropriado para diabetes de todos os tipos podem evitar ou retardar complicações nas pessoas que vivem com a doença" (Federação Internacional do Diabetes - IDF)


As projeções da instituição indicam que o total de diabéticos no mundo deve chegar a 643 milhões em 2030 e a 783 milhões em 2045.


Os números completos da pesquisa estarão disponíveis no dia 6 de dezembro no Atlas do Diabetes da IDF.


Nenhum comentário: